Tem a dor física, que pode resultar em falta de ar, fadiga, náuseas, falta de apetite, além de outras dores muito fortes no corpo. E a dor emocional, que gera o medo, a ansiedade, a depressão.
O que dizer a uma pessoa em fase terminal?
Seja sincero e diga que não sabe o que dizer, mas que a pessoa pode contar com você. Diga que sente muito pelo que ela está passando. Ofereça-se para ouvi-la. Coloque-se à disposição para ajudá-la no que for preciso.
Como saber se o paciente está morrendo?
A reportagem explica que os principais sintomas das pessoas que estão a beira da morte são a alteração do estado de consciência (apesar de muitos conservarem a lucidez até o final), a sensação de afogamento, a dor, alterações alimentares, psicológicas, respiratórias e os quadros de confusão mental.
Como lidar com o paciente em fase terminal?
É preciso falar sobre. Segundo a psicóloga, em situações terminais, é comum que se instale o chamado "círculo do silêncio" – quando os envolvidos no cuidado do paciente não se comunicam, não trocam suas percepções e acabam sofrendo sozinhos e calados.
Como lidar com um paciente terminal?
Como lidar no dia a dia com um paciente terminal Paciência, dedicação e um imenso amor para com a pessoa. Estes são os principais requisitos para lidar com um paciente terminal.
Qual o limite entre o terminal e o paciente com perspectivas de cura?
Isso se deve ao fato de que o limite entre o terminal e o paciente com perspectivas de cura é sempre arbitrário no sentido de não existir uma linha divisória , bem definida, entre ambos (Quintana, Kegler, Santos, Lima, 2006).
Qual a melhor opção de tratamento para o câncer?
Mas procure o seu médico o quanto antes para que ele avalie se é necessário fazer exames. E, no caso de haver, de fato, uma metástase, indicar a melhor opção de tratamento para o seu caso. A metástase geralmente é diagnosticada por meio dos exames de acompanhamento do paciente, que são feitos depois do fim do tratamento do câncer.
Quais são os sinais do câncer de pulmão?
Convulsões. Câncer nos pulmões - os sinais e sintomas mais frequentes do câncer de pulmão são: Complicações, como bronquite e pneumonia, que voltam a aparecer com frequência. Se você já passou por um tratamento de câncer e apresenta qualquer um desses sinais ou sintomas, isso não quer dizer que você esteja com uma metástase.