O termo manguebeat é fruto de uma junção da palavra mangue, que designa um ecossistema típico da nossa região, com a palavra beat, do inglês, que significa batida. O caranguejo, que é capturado e vendido por trabalhadores da região, tornou-se o símbolo do movimento cultural.
Dez anos atrás, um acidente automobilístico tirava a vida de Chico Science, o músico que promoveu a fusão entre maracatu e rock e, com isso, agitou o cenário artístico do Recife, dando origem ao movimento que ficou conhecido como Mangue Beat – numa referência aos próprios mangues, abundantes na cidade.
Chico Science Neste domingo (13), o pernambucano Chico Science, artista que criou o movimento manguebeat, um marco na música brasileira na década de 90, completaria 50 anos de idade.
O Movimento Manguebeat desenvolveu-se em Recife, capital do estado de Pernambuco, a partir de 1991, e consistiu em uma "cena cultural", especialmente de corte musical, que misturava elementos da cultura regional de Pernambuco, como o maracatu rural, com a cultura pop, sobretudo o rock'n roll e o hip-hop.
O Mangue Beat foi um movimento de contracultura que surgiu em Recife, capital de Pernambuco. Foi criado em 1991 com o objetivo de promover uma renovação no cenário cultural e artístico do estado de Pernambuco.
O mangue beat foi um movimento de contracultura que surgiu em Pernambuco, no começo da década de 1990. Idealizado por Chico Science, esse movimento buscava denunciar as desigualdades e a pobreza de Pernambuco e, ao mesmo tempo, promover uma renovação cultural e artística em todo o estado.
Fred Zero Quatro, nome artístico de Fred Rodrigues Montenegro (Jaboatão dos Guararapes, 11 de julho de 1965) é um compositor e cantor brasileiro. É o vocalista e principal compositor do grupo pernambucano Mundo Livre S/A, um dos expoentes do movimento musical mangue beat.
Leia a seguir o manifesto "Caranguejos com cérebro", escrito em julho de 1992 pelo jornalista e músico pernambucano Fred Zero Quatro, fundador da banda Mundo Livre S/A. Mangue, o conceito. ... Em suas margens se encontram os manguezais, comunidades de plantas tropicais ou subtropicais inundadas pelos movimentos das marés.
O manguebeat surgiu em Pernambuco,como um movimento de contracultura. Ele era formado principalmente por jovens que usavam a música como uma forma de inclusão social e através dela criticavamo abandono socioeconômico da região do mangue e o descaso com os Estados fora do eixo Rio-São Paulo.
Rock, hip-hop, maracatu, funk americano e música eletrônica. O manguebeat é a mistura disso tudo e mais um pouco. O movimento que começou no início dos anos 1990, no Recife, colocou a música nordestina em um novo patamar.