Ouça em voz altaPausarOs incas foram uma complexa civilização que se desenvolveu na América do Sul, originários de uma região entre o lago Titicaca e a cidade de Cusco, no Peru.
Ouça em voz altaPausarOs incas formaram o maior império existente na América do Sul, com territórios que se estendiam por mais de 4.000 km. Esse povo foi conquistado pelos espanhóis no século XVI. Os incas foram uma importante civilização pré-colombiana que desenvolveu um vasto império na região andina.
Ouça em voz altaPausarCultura e arte inca A grandiosidade da arquitetura e da engenharia dos incas se apresentam através de palácios, casas, templos, fortalezas, pontes, túneis, estradas, canais e aquedutos. Os incas não tinham escrita, mas eles transmitiam suas ideias e conhecimentos através da oralidade e dos desenhos.
Ouça em voz altaPausarMuito antes da chegada de espanhóis e portugueses à América, a partir de 1492, o continente já era habitado por várias tribos e nações indígenas. ... Os incas não eram uma tribo ou uma nação. Eram uma família poderosa que, desde o ano 1.200 d.C., governou um reino que tinha sua capital na cidade de Cuzco (Peru).
Ouça em voz altaPausarAcreditavam que agricultura, religião e astronomia estavam interligadas. Já em relação às crenças, os incas eram um povo de constituição politeísta e acreditavam em vários deuses. "A vida e a fé estavam ligadas com as forças da natureza. Sol, Lua, Trovão e Vento eram considerados deuses, sendo o Sol o deus regente.
Ouça em voz altaPausarComo viviam os incas Os incas cultivavam plantas como milho, abóbora, tomate, amendoim e algodão. Foram os primeiros a plantar batatas. Também criavam porquinhos-da-índia, patos, alpacas e cães. ... Esses terraços eram usados pelos incas para cultivar alimentos como milho e batata-doce.
Ouça em voz altaPausarOs maias ficaram muito conhecidos por possuírem conhecimentos muito avançados em áreas como Astronomia e Matemática. No campo religioso, os maias eram politeístas, ou seja, acreditavam em diversos deuses e tinham o sacrifício humano como uma prática ritualística muito importante.
Ouça em voz altaPausarApós travar guerra contra os tepanecas, os astecas ganharam força, conquistando cidades vizinhas e cobrando-lhes impostos. Sobreviviam da agricultura, mas também realizavam comércio com outros povos e outras cidades. Sua religião era politeísta e tinha no sacrifício humano um ritual extremamente importante.