Ormuz foi uma antiga cidade na ilha e estreito do mesmo nome, à entrada do Golfo Pérsico. Pertence atualmente ao Irão, na província de Hormozgan. Por ela eram escoados os gêneros exóticos transportados pelas caravanas de Baçorá ou Alepo rumo ao mar Mediterrâneo, por onde alcançavam a Europa.
No Oriente Médio, o Estreito de Ormuz está situado na entrada do Golfo Pérsico, entre Omã, localizado na Península Arábica e o Irã. É uma das principais rotas de comércio e, portanto, trata-se de uma via marítima estratégica por onde transita mais de 33% do petróleo mundial e 20% do transporte marítimo mundial.
Em , forças portuguesas sob o comando de Rui Freire de Andrada iniciam a construção do Forte de Queixome, para assegurar o suprimento de água potável para Ormuz.
Irã Ilha de Ormuz também é conhecida como ilha arco-íris A ilha de Ormuz, no Irã, conhecida também como a ilha do arco-íris pelo seu matiz de cores, é um lugar paradisíaco situado em um ponto conflituoso, centro das atuais tensões entre Irã e Estados Unidos.
A conquista de Ormuz foi alcançada em duas fases: em 1507, Afonso de Albuquerque, Vice Rei do Estado Português da Índia, após derrotar as forças defensoras e ter iniciado a construção da fortaleza, foi obrigado a retirar-se graças a três capitães do seu exército que se revoltaram e aliando-se ao rei de Ormuz, ...
Lista de estreitosEstreitoLocalizaçãoLargura mínima (km)Canal de MonaRepública Dominicana/Porto Rico (Oceano Atlântico)105Estreito de CabotTerra Nova/Cap Breton (Oceano Atlântico)100Estreito de BohaiPenínsula de Liaodong/Península de Shandong (Mar Amarelo)100Estreito de BeringSibéria/Alasca (Oceano Ártico)92
O golfo Pérsico é um golfo localizado no Médio Oriente, como um braço do mar da Arábia, entre a península da Arábia e o Irã.
O Irã e os Emirados Árabes Unidos reivindicam ambos as ilhas de Abu Musa e Tunb Maior e Tunb Menor, para estenderem seu controle sobre o Estreito de Ormuz. A comunidade internacional também monitora o estreito atentamente. Há anos, os EUA têm uma "presença robusta" na região.
O rei contestou o estabelecimento português em Goa, mas os fidalgos finalmente aprovaram a posse, para o desagrado do rei. No entanto, a cidade de Goa constituiu uma forte posição que reforçou a presença estratégica do Império Português na Índia.
Houve um enfraquecimento da marinha de guerra portuguesa durante a ocupação do país pela Espanha (1580-1640), o que tornou vulnerável o Estado da Índia às investidas dos muçulmanos e protestantes holandeses e ingleses.