Um dos ingredientes mais versáteis da cozinha brasileira, essa raiz nativa também dá origem a diferentes farinhas, caldos e amidos amplamente usados pelo país. Vem dela, por exemplo, a farinha das tapiocas e beijus, o sagu, a farinha d'água e o polvilho do pão de queijo e do biscoito que encontramos nas praias.
O processamento da mandioca deve acontecer logo após a colheita ou no prazo máximo de 36 horas para evitar fermentação, escureci- mento e perdas, resultando em um produto de baixa qualidade.
A mandioca processada congelada é um produto desenvolvido para ser preparado de modo fácil e ágil, pois as pessoas costumam estar envolvidas com várias atividades e não dispõem de muito tempo para preparar uma refeição.
Derivados da mandioca
Existem várias lendas que explicam a origem da mandioca, porém a mais conhecida é sobre Mani. Mani era uma linda indiazinha, neta de um grande cacique de uma tribo antiga. ... Os índios deram o nome da raiz de Mani e como nasceu dentro de uma oca ficou Manioca, que hoje conhecemos como mandioca.
Origem histórica A origem da mandioca ainda é controversa, alguns acreditam que a mandioca teria sua origem nas Américas Central e do Sul e outros crêem que sua origem estaria no cerrado brasileiro e posteriormente alcançado a Amazônia.
As principais formas de processamento são in natura, minimamente processadas, resfriadas e congeladas, pré-cozidas congeladas (french fries), cozidas no vapor e fritas (chips) A mandioca de uso culinário recebe diferentes denominações nas diversas regiões do Brasil. É aipim, macaxeira ou mandioca de mesa.
Após o cozimento, a polpa cozida deve ser facilmente esmagada e desfeita, quando amassada com um garfo, formando uma pasta moldável e pegajosa. É possível utilizar equipamentos que facilitem o processo de esmagamento da mandioca, principalmente os equipamentos que retém a fibra da mandioca, como o passador de vegetais.
Existem pelo menos dois grupos de variedades de mandioca: a de mesa ou mansa (aipim ou macaxeira) e a mandioca brava ou industrial (amargosa). A mansa é colhida precocemente, apresenta-se menos fibrosa e é de mais fácil cozimento.