O buriti fornece palmito comestível, mas pouco utilizado. O óleo da polpa é usado para frituras e sua polpa, depois de fermentada, se transforma em vinho. Também é possível encontrar produtos beneficiados como doces e picolés. Seus frutos podem ser utilizados ainda na alimentação animal.
Buriti: para que serve e como consumir
O fruto pode ser consumido ao natural, com farinha, ou usado para fazer doces, geleias, sorvetes e vinhos. Além disso, um óleo presente na polpa do buriti apresenta características de aroma e sabor, sendo utilizado com frequência na indústria farmacêutica.
Emoliente, o óleo auxilia na hidratação dos fios, restaura cabelos danificados, elimina pontas duplas, controla o frizz e promove o brilho. Por conta de suas propriedades, o óleo de buriti também serve como ingrediente para fazer sabonetes artesanais, xampus e cremes nas indústrias cosméticas.
Logo que caem, apresentam escamas muito aderentes à polpa dura. Como o buriti é típico de área úmida, é hábito deixar os frutos nas lagoas para amolecer a polpa. Como nem sempre se dispõe desse ambiente, deve-se coletá-los, lavá-los bem e colocá-los em vasilhames com água.
Modo de Fazer Assim que os frutos forem coletados, estes devem ser abafados por 1 a 2 dias, a fim de acelerar seu amadurecimento. Em seguida, devemos colocá-los em um recipiente com água até cobri-los, ficando assim por 1 a 2 dias. Após este período, as cascas vão começar a soltar.
O buriti é uma fruta oriunda das regiões úmidas e alagadas do Brasil rico em Vitamina A (beta-caroteno), Vitaminas (B1, B2 e B5), Vitamina C , Proteína, carboidratos, Cálcio , Fósforo , Ferro e iodo .
Outras frutas como taperebá, açaí e buriti também se encaixam nesse quesito de frutas não muito bem-vindas por aqueles que fazem dieta. Alta concentração de vitamina C, rico em fósforo, ajuda no ganho de massa muscular, possui ferro que combate a anemia.
Você pode comprar a polpa de buriti e usar 4 colheres da polpa para cada litro d'água de preferência gelada. Adoce a gosto, bata no liquidificador e sirva.
Como o buriti tem o sabor levemente azedinho, lembrando o damasco, combina muito bem com queijos e chocolate.