2 – A organela denominada vacúolo contrátil ou pulsátil existe nos protozoários de água doce, mas não nos marinhos. a) Qual a sua função? b) O que se pode esperar como resposta do vacúolo contrátil, se colocarmos o protozoário de água doce em uma solução de mesma tonicidade do seu protoplasma? ... I — Tratamento da água.
Os orgânulos celulares são estruturas localizadas no citoplasma que realizam funções específicas: Membrana plasmática: envoltório que seleciona a entrada e a saída de substâncias da célula. ... Centríolos: cilindros de paredes tubulares relacionados com o esqueleto da célula e com os movimentos celulares.
As amebas de vida livre que vivem em água doce apresentam vacúolo contrátil ou pulsátil para osmorregulação, eliminando o excesso de água que vai entrando no seu citoplasma (hipertônico), vindo do ambiente mais diluído (hipotônico).
Os contráteis, ou também com função pulsátil, são característicos de alguns protozoários (paramecium), que são responsáveis pelo equilíbrio osmótico, eliminando o excesso de água. Esse tipo também pode ser utilizado como auxílio locomotor ou excretor de algumas espécies.
Função. A função do vacúolo contrátil é regular a concentração de água dentro da célula. ... Por outras palavras o objetivo do vacúolo contrátil é bombear água para fora da célula através da osmorregulação (a regulação da pressão osmótica). Os vacúolos contráteis também podem auxiliar na locomoção.
Significado de orgânulo [Botânica] Pequeno órgão; partes celulares bem definidas.
Em biologia celular, organelas, organelos, ou ainda organitos, ("pequenos órgãos") são compartimentos delimitados por membrana que têm papéis específicos a desempenhar na função global de uma célula. As organelas trabalham de maneira integrada, cada uma assumindo uma ou mais funções celulares.
A estrutura indicada pela seta é o vacúolo pulsátil (ou vacúolo contrátil) e sua função é eliminar o excesso de água que entra na célula por osmose. Tal estrutura ocorre somente em protozoários dulcícolas (de água doce).
Trata-se de um tipo de ameba que é encontrada em locais de água doce quente (como lagos, rios e fontes de águas termais) e provoca em humanos quadros graves de meningoencefalite. Popularmente, ela é conhecida como comedora de cérebro. ... A contaminação se dá quando a água, com o parasita, entra no corpo pelo nariz.
O vacúolo pulsátil ou contrátil tem a função de realizar o equilíbrio osmótico (osmorregulação). A água doce é meio hipotônico em relação ao protozoário e, por osmose, a água é absorvida. Para que o protozoário não venha a explodir, o vacúolo pulsátil expulsa o excesso de água.