O que é Compliance Tributário Significa, em tradução livre, "agir de acordo com as regras". No mundo dos negócios, estar em compliance quer dizer estar em conformidade com as leis que regem as atividades da empresa.
Isto porque, o direito tributário nacional é complexo, sendo que os tributos nacionais e suas normas regulamentares variam a nível federal, estadual e municipal, o que dificulta com que a empresa se mantenha regular em relação aos tributos. ...
O Compliance Tributário agrega segurança ao contribuinte, pois é responsável pela administração das contingências tributárias através da avaliação do risco de o contribuinte sofrer exigências tributárias além daquelas devidamente cumpridas.
A tributação, por sua vez, circunda as noções de tributo, arrecadação e fiscalização. É importante observar que o direito tributário, por centrar-se na tributação em si, não envida esforços na destinação efetiva, aplicação ou gerenciamento desses recursos obtidos pela tributação. Essa tarefa cabe ao direito financeiro.
O termo compliance vem do inglês "to comply" e significa estar em conformidade. Na prática, o compliance têm a função de proporcionar segurança e minimizar riscos de instituições e empresas, garantindo o cumprimento dos atos, regimentos, normas e leis estabelecidos interna e externamente.
O compliance trabalhista visa integrar a empresa como um todo, elaborando políticas em conjunto para que se minimizem ou eliminem os riscos empresariais, e para isso é importante que toda a equipe esteja envolvida.
Se bem efetuado, de preferência com auxílio profissional, o planejamento tributário pode ajudar a empresa a reduzir a carga de impostos, taxas e contribuições devida, permitindo que ela se torne mais competitiva, pratique preços mais baixos e faça maiores investimentos.
O objetivo do planejamento tributário é diminuir as despesas da empresa. Isso quer dizer reduzir o número de tributos pagos e os valores que incidem sobre o negócio – o que é chamado de elisão fiscal.
Sendo assim, o compliance tributário surge como uma alternativa para as empresas lidarem com a sua área tributária. Afinal de contas, o seu objetivo principal é fazer uma avaliação e organizar todos os processos tributários de um negócio. O foco é mantê-los em conformidade com a lei vigente.
A gestão tributária consiste em administrar todos os processos da empresa que envolvem os tributos e o planejamento estratégico do negócio.