Bebês, nesse ponto, são iguais aos adultos: ficam olhando mais tempo para coisas interessantes e surpreendentes. Só resvalam o olhar em coisas desinteressantes e corriqueiras, e isso ajuda a medir o que chama a atenção de uma criança pequena.
O cérebro do bebê desenvolve-se, assim, em resposta aos componentes genéticos (que sustentam as bases biológicas para o desenvolvimento) e ambientais. Dessa forma, durante toda a gestação e após o nascimento, o cérebro do bebê recebe e processa estímulos ambientais, ainda que reduzidos ou distorcidos.
Alguns bebês com esta idade podem ser ligeiramente agitados, tensos, com sono leve, enquanto outros podem ser quietos e calmos, dormindo e comendo bem. Com esta idade, o bebê gosta de brincar durante alguns minutos, sendo capaz de sorrir em resposta aos estímulos, gargarejar, brincar com os dedos e mexer o corpo.
Normalmente, o bebê com 4 meses tem a tendência de ser mais tranquilo com os pais e mais agitado e brincalhão com as outras pessoas da família. Com esta idade já verbalizam alguns sons semelhantes a gargarejos, consegue emitir diferentes sons balbuciando vogais e pequenos gritinhos.
Ao completarem o segundo ano de vida, os pequenos começam a perceber que são independentes da mãe. Com isso, vem a fase da birra, da teimosia, do falatório... Fique por dentro do que está passando na cabeça do seu filhote nesse momento.
E se ele ficar se jogando para trás, sem ser quando está comendo, pode ser sinal de frustração - ele só quer um conforto melhor. Este gesto é comum quando o bebê se sente inseguro, ou acha que vai cair. Isso costuma sumir depois dos 4 meses de idade, mais ou menos.
Tabela de Peso e Crescimento do BebêMeninos – IdadeAlturaPeso2 meses57 cm4.300 a 5.000 gramas3 meses61 cm5.000 a 5.700 gramas4 meses62 cm6.300 gramas5 meses63 cm6.900 gramas
A crise dos 4 meses se caracteriza por uma mudança brusca de comportamento com atitudes como rolar no berço, ficar irritado, chorar com mais frequência, ter maior sensibilidade a temperatura e a luz.