Nessa faixa, são encontradas baías e lagoas, assim como costões rochosos, manguezais e restingas, além de praias arenosas. O assoalho marinho é predominantemente arenoso, mas também são encontradas formações rochosas e focos de solo lodoso.
A maior parte da vegetação litorânea está associada à Mata Atlântica, uma vez que a maior parte do seu território se localiza na zona costeira. Importa referir que a Mata Atlântica possui cerca de 20 mil espécies de plantas.
A zona costeira ou faixa litorânea corresponde à zona de transição entre o domínio continental e o domínio marinho. É uma faixa complexa, dinâmica, mutável e sujeita a vários processos geológicos. ... Apresenta grande extensão de manguezais, assim como matas de várzeas de marés.
A zona costeira brasileira abriga um mosaico de ecossistemas de alta relevância ambiental. Ao longo do litoral alternam-se mangues, restingas, campos de dunas e falésias, baías e estuários, recifes e corais, praias e costões, planícies intermarés e outros ambientes importantes do ponto de vista ecológico.
Suas áreas características são as falésias, recifes, arenitos e praias de areias monazíticas (mineral de cor marrom escura). É dominado pela Serra do Mar e tem a costa muito recortada, com várias baías e pequenas enseadas. O ecossistema mais importante dessa área é o das matas de restingas.
Os principais ecossistemas costeiros do país são formados por costões e rochosos, lagunas costeiras, estuários (ambiente de transição entre os rios e o mar) e deltas (lugar onde um rio deságua), manguezais, praias arenosas, recifes de coral, restingas e dunas.
O Brasil possui uma linha contínua de costa com mais de 8 mil quilômetros de extensão, uma das maiores do mundo. Ao longo dessa faixa litorânea é possível identificar uma grande diversidade de paisagens como dunas, ilhas, recifes, costões rochosos, baías, estuários, brejos e falésias.
Em geral, a vegetação é denominada Mangue e inclui os tipos vermelhos, brancos, botões e siriúbas. Também podem ser vistas algas, liquens, orquídeas, bromélias e samambaias no mangue.
A Zona Costeira e Marinha brasileira é uma das principais áreas de tráfego de riquezas do País. Apresenta intensa atividade de comércio e transportes, além de sofrer alto impacto ambiental causado pela exploração de petróleo.
É um ambiente onde as interações de espécies de fauna e flora da água doce, terrestres e marinhas, ocorrem com muita força, daí sua importância para procriação, refúgio e alimentação de espécies marinhas, sendo utilizados para a pesca, recreação e turismo.