A ligação covalente é um tipo de ligação química realizada entre os átomos de hidrogênio, ametais e semimetais que compartilham entre si pares de elétrons.
[ Química ] Relativo a co-valência ou em que há co-valência . Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: covalente. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: co-valente. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: covalente.
Uma molécula é composta por dois ou mais átomos ligados por uma ligação química. As moléculas podem conter diferentes tipos de ligações. Se os átomos estão compartilhando elétrons, a ligação entre eles é covalente. Se um dos átomos doa elétrons para o outro, a ligação entre eles é iônica.
A ligação covalente pode ocorrer entre os seguintes elementos: hidrogênio, ametais e semimetais.
Podemos afirmar que ligação covalente é caracterizada pelo compartilhamento de elétrons entre dois átomos. Esses átomos unidos podem formar moléculas ou sólidos covalentes. Esse compartilhamento ocorre devido à atração dos elétrons pelos núcleos vizinhos.
A estrutura de Lewis mostra a formação das ligações em uma molécula, bem como os átomos envolvidos e os elétrons da camada de valência de cada um deles. Os átomos realizam ligações químicas entre si a fim de alcançar a estabilidade eletrônica. ... Para representar essas ligações, usamos as estruturas de Lewis.
Muitas ligações entre as moléculas ocorrem por três tipos de ligações não covalentes: atrações eletrostáticas (ligações iônicas), ligações de hidrogênio e atrações de van der Waals.
A ligação iônica é aquela em que há transferência definitiva de elétrons entre os átomos dos elementos químicos com formação de íons.
As três forças intermoleculares conhecidas são: dipolo induzido – dipolo induzido, dipolo permanente – dipolo permanente e ligação de hidrogênio. Entre elas, a ligação de hidrogênio é a mais forte.