No processo de refino, os hidrocarbonetos são separados, por destilação, e as impurezas removidas, sendo produzindo então diversos derivados de petróleo, como lubrificantes, asfalto, coque, diesel, gasolina, GLP, nafta, querosene, querosene de aviação e outros. ...
A TODO VAPOR
Inicialmente, o petróleo bruto sofre dessalinização, removendo os sais minerais. Na sequencia, o petróleo passa para a etapa de fracionamento, na qual ocorre o processo de destilação para separar as frações. Essa separação envolve a vaporização de um líquido por aquecimento, seguida da condensação de seu vapor.
A produção de derivados a partir do petróleo envolve, basicamente, três processos principais: Destilação – é o processo de separação dos derivados: o petróleo é aquecido em altas temperaturas até evaporar. Esse vapor volta ao estado líquido conforme resfria em diferentes níveis dentro da torre de destilação.
As refinarias de petróleo são organizadas em etapas de processos industriais com o objetivo de separar os compostos que formam o petróleo. Vários materiais utilizados no mundo contemporâneo são provenientes das frações do petróleo como a gasolina, o diesel, o querosene, o butano, o propano, entre outros.
Principais produtos derivados do petróleo
A técnica consiste em fazer o petróleo virar vapor e, depois, resfriá-lo gradativamente. Quando cada parte atinge novamente seu ponto de ebulição, ela condensa. Aí está a sacada: a substância com maior ponto de ebulição fica líquida primeiro, e a de menor cadeia só condensa no ponto mais alto da coluna.
As frações do petróleo são obtidas com a utilização de processos físicos e químicos interligados entre si. São eles: destilação fracionada, destilação a vácuo, craqueamento térmico ou catalítico e reforma catalítica.
Liquefação fracionada É usada para separar componentes gasosos através da diminuição da temperatura ou elevação da pressão. Um dos gases torna-se líquido primeiro, passando por posterior destilação fracionada. É uma técnica empregada para separar os componentes do ar.
Processo de extração: Depois de identificar, através de estudos geológicos, a presença de uma rocha rica em petróleo, o local é isolado e começam as escavações. Ao atravessar a rocha sedimentar, a sonda usada para escavar chega à camada petrolífera, neste momento o petróleo é jorrado para fora da jazida.