A casca do pequi, assim como o restante do fruto, é bem nutritiva. Nela que se concentram os nutrientes. Mesmo assim, muitas pessoas ainda não a utilizam. Ela, depois de passar por alguns processos, pode ser reaproveitada para fabricar sabões e farinha, por exemplo.
A polpa do pequi é muito usada em preparações salgadas e de diversas formas: cozido, no arroz, no frango, com macarrão, com peixe, com carnes e no leite. Ele também é usado para fabricação de doces e licores.
Em uma panela com água fervendo, adicione os pequis e deixe por um minuto. Na sequência, usando um escorredor, retire todos os frutos da água e, imediatamente, coloque em uma bacia com água gelada para realizar o choque térmico. "Esse processo paralisa o cozimento para que ele realce a sua cor e o seu sabor.
Pedaços da polpa de pequi em conserva podem ser utilizados na preparação de arroz, frango, galinhada, salgados, doces, biscoitos, geleias, licores, cremes, sorvetes, farofas e pamonhas.
Mas para que servem esses espinhos? Essa camada de espinhos tem a função de proteger a semente (que carrega no seu interior o embrião), para a manutenção da espécie, já que o fruto apresenta diversos consumidores naturais, como ratos do campo, preás, pacas, capivaras, lobos-guarás e antas.
A época de produção dos frutos é de novembro a janeiro. A germinação do pequi pode demorar até um ano, mas menos da metade dos caroços germinam.
Então, confira uma seleção de receitas com pequi para sentir o gostinho da cozinha de Goiás:
Segundo a nutricionista Andréa Marim, o pequi é quase um remédio, com muitos efeitos positivos para saúde. ;Ele tem um teor elevado de ácidos graxos monoinsaturados, os mesmos encontrados em nozes, em azeitonas e em compostos orgânicos que ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue e a proteger o coração;, ...
Aqueça o óleo e adicione o alho amassado, antes que comece a dourar junte o pequi, sal e pimenta-do-reino. Cubra com água até pela de e vá cozinhando, a medida que a água vai secando adicione mais água às gotas pra não deixar grudar no fundo da panela, mexendo sempre.
No seu interior, existe um caroço revestido por uma polpa comestível macia e amarela. Embaixo da polpa há uma camada de espinhos muito finos, por isso ao roer o pequi cozido, é preciso ter cuidado. Por baixo dos espinhos há uma amêndoa macia e muito saborosa. A época de produção dos frutos é de novembro a janeiro.