A Física Moderna designa o conjunto de teorias físicas que surgiram no início do século XX. Essas concepções teóricas possibilitaram o desenvolvimento de estudos como a Mecânica Quântica e a Teoria da Relatividade.
Pode-se dividir a física em Mecânica (que envolve Cinemática, Dinâmica, Estática, Hidrostática, Hidrodinâmica, Aerostática e Aerodinâmica), Termologia (com Termodinâmica e Calorimetria), Ondulatória, Acústica, Óptica, Electromagnetismo (contendo Magnetismo, Eletricidade e Física de Semicondutores), Física Moderna, ...
"Todo corpo continua em seu estado de repouso ou movimento uniforme em linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele".
As descobertas da Física também são classificadas por períodos: Física Clássica, abrangendo as teorias de mecânica clássica, ondulatória, termodinâmica e eletromagnetismo; e Física Moderna, com os conceitos da Mecânica Quântica, Teoria da Relatividade e da física experimental.
Física Moderna designa as novas concepções da Física desenvolvidas durante as três primeiras décadas do século XX, as quais resultaram das proposições teóricas dos físicos Albert Einstein e Max Planck.
A física moderna é o conjunto de teorias que surgiram no início do século XX, que iniciou com a Mecânica Quântica e a Teoria da Relatividade. A Física Moderna estuda os fenômenos subatômicos.
Desde o início do entendimento dos movimentos mecânicos até a descoberta do átomo e os recentes estudos quânticos, a física foi se dividindo em diversos segmentos, como a física clássica, moderna, mecânica, quântica, atômica, nuclear, astrofísica, além da física teórica e a experimental.
A física pode ser dividida em duas grandes áreas: a física clássica e a física moderna.
A Física Clássica é aquela que envolve fenômenos que ocorrem em escalas macroscópicas, como movimento dos astros e projéteis, funcionamento de máquinas térmicas, acústica, óptica geométrica, hidrostática, eletrostática, eletrodinâmica clássica, etc.