A sociologia jurídica é uma ciência generalizadora, ou seja, que procura elaborar leis gerais sobre essa íntima relação entre sociedade e direito, cabendo a esta ciência estudar os processos sociais que levam ao direito e os efeitos que o direito causa na sociedade.
O objeto de estudo da Sociologia do Direito é o fenômeno jurídico compreendido em suas ligações com o campo social como um todo. Fenômenos Jurídicos: Primários – Constituição, Estatutos, uma lei.
Nesta conjuntura, a Sociologia Jurídica examina as causas sociais e os efeitos sociais das normas jurídicas, no intuito de responder três questões fundamentais: por que se cria uma norma ou um inteiro sistema jurídico; quais as consequências do Direito na vida social; e quais as causas sociais da "decadência" do ...
Não existe diferenças; são sinônimos. A sociologia do direito (ou Sociologia Jurídica) é um ramo da sociologia que busca descrever e explicar o fenômeno jurídico como parte da vida social. ... A Sociologia Jurídica ou do Direito apenas pode analisar o fenômeno social jurídico sem a interferência no funcionamento e decisão.
Assim, examina as relações entre o direito e a sociedade em 3 momentos: Produção, Aplicação e na Decadência da norma....Busca responder três perguntas supracitadas:
SOCIOLOGIA é a ciência que tem como objeto de estudo a sociedade, sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações a fim de manter ou alterar as relações de poder nela existentes.
É a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia. ...
O direito tem a função organizativa em dois âmbitos, seja nas relações jurídico-públicas e nas relações jurídico-privadas.
"A sociologia jurídica examina a influencia dos fatores sociais sobre o direito e as incidências deste ultimo na sociedade, ou seja, os elementos de interdependência entre o social e o jurídico, realizando uma leitura externa do sistema jurídico."