A matemática financeira é uma das áreas da matemática que estuda a variação do dinheiro ao longo do tempo. Ela é muito utilizada nas atividades financeiras do dia a dia, das mais simples às mais complexas.
Matemática financeira é uma área de aplicação prática da matemática, que consiste em cálculos direcionados à melhor organização e ao maior controle do dinheiro. Mais do que uma ciência, é uma ferramenta bastante útil no dia a dia, tanto para cuidar das contas pessoais quanto daquelas que pertencem a uma empresa.
Para entender-se bem a matemática financeira, é necessário o domínio dos seus principais conceitos, sendo eles: capital, acréscimo, desconto, lucro, montante, juros e taxa de juros.
A matemática financeira é utilizada diariamente, por exemplo, quando vamos realizar uma compra à vista e o vendedor oferece um desconto de 5% no valor do produto, ou quando optamos em realizar a compra de um produto em parcelas e, nesse processo, uma taxa de juros é cobrada do comprador ao decorrer do tempo.
Matemática Financeira é a aplicação de métodos matemáticos para problemas financeiros. Simples assim! Ela baseia-se em ferramentas de probabilidade, estatística e teoria econômica.
A Matemática Financeira tem diversas aplicações no nosso cotidiano como, por exemplo, no financiamento de um carro, de uma casa, no empréstimo de um dinheiro, toda essa aplicação é movimentada por uma taxa de juros que é a remuneração do capital empregado.
O principal objetivo da matemática financeira é estudar o comportamento do dinheiro. ... Como você deve imaginar, hoje em dia existem diversos recursos digitais como softwares de gerenciamento que são utilizados no meio corporativo, e a matemática financeira está integrada a eles.
No âmbito das áreas de finanças e comercial, a matemática financeira é o conhecimento central para operações que envolvam números e valores, e é a ferramenta principal para o controle das atividades do empreendedor e gestor em geral.
Para o montante final, bastou somar o capital inicial ao rendimento total: M = C + Cit. Escrevendo de uma maneira um pouco mais simples: M = C(1+it). 2. Um investimento inicial de R$ 6.000,00 teve um saldo final de R$ 11.760,00 em um ano.
Montante é o sinônimo de valor acumulado. Além disso, ele é considerado como um dos conceitos básicos da matemática financeira. Em resumo, com o cálculo do valor acumulado podemos perceber a variação que determinada quantia investida sofre ao longo do tempo de aplicação.