Trata-se de alta concentração de atividades e pessoas em espaço limitado. O Brasil tem mais de 5 mil cidades, porém 22 concentram atividades. A macrocefalia urbana se caracteriza pela concentração de atividades e população em espaço limitado.
Suas causas estão atreladas a um rápido processo de urbanização e intensificação dos deslocamentos populacionais do campo para a cidade e à formação dos grandes centros urbanos. Entre as consequências do inchaço das cidades estão a favelização e o aprofundamento da segregação socioespacial.
A macrocefalia urbana representa o inchamento dos espaços urbanos em razão da concentração das atividades econômicas e sociais. A macrocefalia urbana está diretamente vinculada a dois fenômenos geográficos: êxodo rural e metropolização, ambos muito intensos no século XX. ...
Espaço urbano, ou zona urbana, são cidades que, predominantemente, têm mais de 20 mil habitantes. Trata-se de localidades com maior concentração de prédios, ruas, avenidas, comércio e indústrias.
Ocorre quando uma cidade possui um elevado crescimento urbano, a ponto de integrar outras cidades e estabelecer em torno de si uma centralidade econômica, atraindo pessoas, capitais e investimentos.
A metropolização é o processo em que uma região metropolitana se forma. Ela ocorre quando há uma centralidade em torno de uma grande cidade, assim chamada de metrópole.
Entende-se por conurbação quando duas ou mais cidades se "encontram" e formam um mesmo espaço geográfico. ... Isso ocorre quando o crescimento dessas cidades é elevado e as suas respectivas malhas urbanas integram-se, tornando-se um único meio urbano.