Ouça em voz altaPausarHeteronomia significa dependência, submissão, obediência. É um sistema de ética segundo o qual as normas de conduta provêm de fora.
Ouça em voz altaPausarPor exemplo, se um indivíduo paga taxas para evitar uma sanção, está agindo por heteronomia, mas se esse indivíduo acredita que é moralmente correto pagar taxas pela prestação de um serviço, ele está agindo com autonomia.
Ouça em voz altaPausarSignificado de Heteronomia Ausência de autonomia; submissão, sujeição. ... [Filosofia] Para Kant (1724-1804), condição humana de quem tem suas vontades e paixões moldadas pela consciência moral, não exercendo seus impulsos inconscientes com autonomia e liberdade.
Ouça em voz altaPausarAlém da heteronomia e autonomia, existe também a condição de anomia. Em seguida, com as influências sociais, a criança passa a agir de acordo com a aprovação de seus pais e professores, configurando uma heteronomia. ...
Ouça em voz altaPausarHeteronomia é um conceito criado por Kant para denominar a sujeição do individuo à vontade de terceiros ou de uma coletividade. Se opõe assim ao conceito de autonomia onde o ente possui arbítrio e pode expressar sua vontade livremente.
Ouça em voz altaPausarSegundo Immanuel Kant, a autonomia é o fundamento de toda a moralidade das ações humanas. A autonomia consiste na apresentação da razão para si mesma de uma lei moral que é válida para a vontade de todos os seres racionais. ... A heteronomia da vontade é o princípio contrário à autonomia.
Para Piaget, o Desenvolvimento Moral é dividido em 3 fases (anomia, heteronomia, autônoma)....O Desenvolvimento Moral segundo Piaget: Anomia, Heteronomia, e Autonomia.ANOMIAHETERONOMIAAUTONOMIAA: negação NOMIA: regra, leiA lei, a regra vem do exterior, do outroCapacidade de governar a si mesmo
Ouça em voz altaPausar– HETERONOMIA – 2 a 12 anos: é a fase em que a criança segue as regras colocadas pelos outros, com maior facilidade de internalização das orientações e pouco questionamento. É a fase de maior obediência.