Demanda, por sua vez, é a quantidade de produtos ou serviços que os consumidores estão dispostos a comprar. Quando a demanda é maior do que a oferta, os preços dos produtos tendem a subir, já que os consumidores se dispõem a pagar mais para obter um determinado item.
Demanda é quando o consumidor precisa do seu produto ou serviço durante um período de tempo. Para facilitar o entendimento, pense em como o mercado funciona durante as datas comemorativas. No Natal, por exemplo, é comum a procura por certos itens alimentícios, como peru, nozes e uvas passas, certo?
Um aumento no preço de um bem ou serviço, quase sempre, diminui a quantidade demandada desse bem ou serviço. Inversamente, uma queda nos preços aumentará a quantidade demandada. ... Os economistas chamam essa relação inversa entre preço e quantidade demandada de a lei da demanda.
3 solicitação, pedido, exigência, reivindicação, requerimento, requisição.
A Lei da Demanda diz que quanto menor for o preço, maior a quantidade de consumidores procurando no mercado os produtos que desejam comprar; da mesma forma, quanto maior for o preço, menor a quantidade de consumidores procurando no mercado os produtos que desejam comprar.
Dentro do estudo da microeconomia, a Teoria da Demanda é um dos fatores estudados, além da Teoria da Produção e dos Custos, Teoria da Firma e Teoria das Estruturas de Mercado. Demanda pode ser conceituada como a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir.
Esses tipos de demanda são: "Demanda Negativa", "Demanda Inexistente", "Demanda Latente", "Demanda em Declínio", "Demanda Irregular", "Demanda Plena", "Demanda Excessiva" e "Demanda Indesejada".
Demanda significa a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um mercado. A demanda pode ser interpretada como procura, mas não necessariamente como consumo, uma vez que é possível querer e não consumir um bem ou serviço, por diversos motivos.
No caso de excesso de demanda, os consumidores estarão dispostos a pagar mais pelos produtos escassos. Consumidores e empresa, sem qualquer interferência do governo, tendem a encontrar sozinhos uma posição de equilíbrio, mediante o mecanismo de preços, ou seja, da lei da oferta e da procura.
Como explicado anteriormente: quanto menor o preço de um produto, maior é a quantidade da demanda. Quanto maior o preço de um produto, maior é a quantidade da oferta.