Burocracia é um termo oriundo do latim e do francês que significa escritório. ... Burocracia é um conceito relativo ao predomínio desproporcionado do aparelho administrativo no conjunto da vida pública ou dos negócios privados.
Burocracia é um procedimento administrativo que consiste na organização de um grande número de pessoas que precisam atuar em conjunto. ... As organizações do setor público e privado, como bancos, universidades, repartições governamentais e empresas adotam a burocracia em seu modelo de funcionamento.
Para Weber, a burocracia moderna não é apenas uma forma avançada de organização administrativa, com base no método racional e científico, mas também uma forma de dominação legítima. Os atributos que regem o funcionamento da burocracia sintetizam as formas de relações sociais das sociedades modernas.
Segundo o conceito popular, a burocracia é entendida como uma organização onde a "papelada" se multiplica e se avoluma, impedindo soluções rápidas ou eficientes. ... Para ele, a burocracia é a organização eficiente por excelência.
burocracia. A Teoria da Burocracia desenvolveu-se em função de: ... A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.
Principais características da burocracia O modelo burocrático é marcado pela hierarquia (cuja principal característica é a impessoalidade), a rígida divisão do trabalho, as regras, os regulamentos e os procedimentos inflexíveis, com todo o processo conduzido por documentos escritos e registro das atividades.
Hoje em dia, "burocracia" é um conceito que adquiriu uma conotação bastante negativa. Normalmente, associamos a empresas e instituições pouco organizadas, com um modelo de gestão verticalizado e extremamente hierárquico, que insere etapas desnecessárias na tomada de decisão.
Segundo Weber, porém, a burocracia torna a organização eficiente e eficaz, garantindo rapidez, racionalidade, homogeneidade na interpretação das normas, redução dos atritos ou discriminações e padronização (decisões iguais em situações iguais).
Sistema eficiente A divisão e distribuição de funções, a seleção de pessoal especializado, os regulamentos e a disciplina hierárquica são fatores que fazem da burocracia moderna o modo mais eficiente de administração, tanto na esfera privada (numa empresa capitalista) quanto na administração pública.
O sistema proposto pela Teoria da Burocracia está centrado no estabelecimento de relações de hierarquia e poder. Alguns indivíduos dentro desse mecanismo estão amparados por normas e regras legais para poder dar ordens aos demais.