Alquimia é a palavra que indica uma ciência mística conhecida como química da Antiguidade ou da Idade Média, que tinha como principal objetivo a transmutação de um elemento em outro. Um dos principais objetivos da alquimia era transformar metais não preciosos em ouro, como por exemplo, chumbo em ouro.
Transformação, transmutação; magia. ... Por sua vez, alquimista era a «pessoa que se dedicava à alquimia.» E ainda: «o que transforma, transmuta; mágico.» Em sentido depreciativo, alquimista significa «falsificador».
Os principais objetivos dos alquimistas eram: 1- Transmutação: transformar metais comuns (chumbo, cobre) em preciosos, como ouro ou prata; 2 - Medicina: criar um elixir, uma poção ou um metal capaz de curar todas as doenças; 3 - Transcendência: descobrir um elixir que conduziria à imortalidade.
substantivo feminino Química da Idade Média, definida pela procura da pedra filosofal, com a qual seria possível transformar metais em ouro, e pela panaceia universal, elixir capaz de curar qualquer doença.
Para ser um alquimista é preciso buscar o melhor caminho para conseguir recursos e poder se dedicar integralmente a essa prática. Um estudante de alquimia também deve ser perseverante, dedicado, calmo, paciente, honesto e caridoso.
Portanto, os alquimistas acreditavam que existia uma substância chamada Pedra Filosofal que podia transformar tudo em ouro e fornecer vida eterna para quem a encontrasse. Suas principais atividades eram experiências que utilizavam os quatro elementos da Natureza.
Trata-se da arte de trabalhar e aperfeiçoar os corpos com a ajuda da natureza. A origem da alquimia é bastante incerta, já que existem relatos alquímicos em diversas civilizações antigas, como os egípcios, gregos, romanos, árabes, persas, mesopotâmios, hindus, chineses e japoneses.