Haka é o nome genérico pelo qual é conhecida toda a dança dos maoris, uma etnia procedente da Polinésia. Os All Blacks (e muitas outras equipes neozelandesas) a utilizam em suas partidas para mostrar sua força e unidade.
O Haka é uma tradicional ode de guerra, formada por dança, gritos e caretas típica do nativos da Nova Zelândia. ... Em sua essência, o Haka é um grito de guerra realizado pelos guerreiros Maori antes das batalhas, proclamando sua força e coragem, como forma de intimidação.
Trata-se do haka. A dança é um cerimonial Maori, povo nativo da Nova Zelândia. Durante a performance, palmas, gritos, batidas de pé no chão, gritos e movimentos coreografados. Segundo a lenda, a coreografia é uma celebração da vida, além de uma demonstração de força e união de um grupo.
A dança inclui batidas violentas das pernas no chão, tapas dos próprios participantes em seu corpo – principalmente braços, pernas e peito – e fortes expressões faciais, sendo a mais conhecida o movimento da língua para fora da boca.
Na haka, o líder do grupo puxa o canto, os homens respondem e dançam, as mulheres lhes secundam os gritos.
São danças típicas que geralmente demonstram a paixão, o vigor masculino e a identificação com a raça. É usada tanto para dar boas vindas a visitantes quanto a tribos inimigas. O Haka são uma demonstração vigorosa do orgulho, força e unidade de uma tribo.
"É sobre um grupo de homens que queriam expressar-se através do Haka e a minha função era dar ações concretas a essa vontade. Não é uma dança de guerra, é uma cerimónia. Tem a ver com a pessoa construir confiança interiormente e ligar-se ao lado espiritual, à alma.
Hoje, os maoris compõem cerca de 10 por cento da população da Nova Zelândia. A maioria deles vive nas zonas urbanas, como os neozelandeses de origem europeia. Muitos maoris mantêm vivas sua língua e sua cultura tradicionais e vêm trabalhando para reconquistar as terras que historicamente foram deles.
A Haka Maori da Nova Zelândia Haka é uma demonstração feroz do orgulho, força e unidade de uma tribo. As ações incluem violenta pisada com os pés, protuberâncias da língua e tapas rítmicos no corpo para acompanhar um alto canto.
As danças brasileiras surgiram da fusão das cultura europeia, africana e árabe aliada às manifestações oriundas do próprio país. A dança é uma expressão artística considerada um elemento fundamental para a cultura local e, sobretudo, mundial.