Durante a Quaresma os fiéis são orientados a praticar o jejum, a penitência, a oração e as obras de caridade a fim de se preparar para a grande festa da Páscoa. Inúmeras práticas devocionais são observadas neste tempo.
Jejum completo Nesse tipo de jejum não se come coisa alguma, e só se bebe água. Tome água várias vezes ao dia para manter o corpo hidratado. É recomendável antes de experimentar esse tipo de jejum fazer o jejum de pão e água e o jejum de líquidos, que podem servir de treino.
Segundo a tradição católica, pessoas de 14 anos, em bom estado de saúde, devem jejuar durante a quaresma e não podem comer carne, pois este era um alimento de luxo na antiguidade. ... Por isso, não existe uma regra determinante do que se pode ou não fazer na quaresma.
Quaresma é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, que é comemorada no domingo.
Este período que vai do fim do Carnaval até a Semana Santa, conhecido como Quaresma pelos católicos, representa para os fiéis o preparo espiritual para a Páscoa. ... Segundo ele, o período é uma espécie de preparação para a Páscoa, quando Jesus Cristo ressuscitou depois de ter sido morto e crucificado.
A penitência pode assumir variadas formas, nomeadamente a reparação proporcional do mal feito, a perseverança em orações e na prática das boas obras, a leitura e a meditação de passagens da bíblia, a vigília, a autoflagelação, o jejum e a esmola.
Esse é um período do calendário litúrgico do cristianismo que serve como antecipação e preparação para a Páscoa — a celebração da ressurreição de Jesus e a festa mais popular do cristianismo. A Quaresma funciona mais como uma preparação espiritual e menos como uma preparação física ou material.