Ouça em voz altaPausar35, . Adaptado.) O que se descreve no texto possui relação com o conceito de arqué desenvolvido pelos primeiros pensadores pré-socráticos da Jônia. A arqué diz respeito * A) à retórica utilizada pelos sofistas para convencimento dos cidadãos na pólis.
Ouça em voz altaPausarO arché é um termo fundamental na linguagem dos filósofos pré-socráticos, dado que é caracterizado pela procura da substância inicial de onde tudo deriva e é também a ideia mais antiga na filosofia, já que se tornou no ponto de passagem do pensamento mítico para o pensamento racional.
Ouça em voz altaPausarPor que heraclito entendia ser o fogo o elemento primordial da natureza.
Ouça em voz altaPausarSignificado de Arché A palavra arché deriva do grego "arkhé,és", com o sentido de origem, princípio, começo.
Ouça em voz altaPausarPara Tales, a arché é a água, ele chegou a essa conclusão "por ter observado que o alimento de todas as coisas é úmido e que o próprio calor é gerado pela umidade." Anaximandro afirma que arché é o ápeiron, ou seja, o infinito ou indeterminado, que segundo o filósofo "dele provém todos o céus e os mundos neles contidos ...
Ouça em voz altaPausarArché: o mesmo que princípio. Ponto de partida, pensado como "o elemento constitutivo das coisas ou dos conhecimentos" (ABBAGNANO, p. 792).
Ouça em voz altaPausarAssim, para Heráclito a principal característica da natureza era justamente a impermanência, estado que daria margem à existência dos opostos, que, presentes em tudo e determinando todos os eventos humanos, funcionaria como uma espécie de razão universal, ou o "logos", como ele chamaria.
Ouça em voz altaPausarSegundo Heráclito, o fogo é, pois, o elemento primordial de todas as coisas. Tudo se origina por rarefação e tudo flui como um rio.