DESCARPACK – agulhas contaminadas ou não, lâminas e lamínula quebradas, lancetas, lâmina de bisturi, escalpe, alfinetes. SACO BRANCO (LIXO BIOLÓGICO) - algodão, gaze, luva ou qualquer outro material que contenha sangue ou fluidos corpóreos, curativos, resíduos de cirurgias, moldagens e kits para exames.
Todo artigo pérfurocortante (ampolas, agulhas, bisturis, frasco ampolas, etc.) deve ser descartado em caixa coletora rígida estanque. As caixas coletoras são fornecidas, montadas e lacradas para descarte pelos profissionais da Empresa terceirizada responsável pela limpeza hospitalar.
O descarte comumente é efetuado em postos de saúde, mas pode ser realizado em outros locais, algumas instituições realizam a coleta, como Hospitais e Centros de Ensino. Há também, algumas empresas que realizam esse tipo de coleta. O importante é lembrar que o resíduo deve estar conforme com a caixa coletora.
Os materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, no local de sua geração, imediatamente após o uso ou necessidade de descarte, em recipientes de paredes rígidas, resistentes à punctura, ruptura e vazamento, resistentes ao processo de esterilização, com tampa, devidamente identificados com o símbolo ...
A NR 32 estabelece que o enchimento dos recipientes destinados à coleta de material perfurocortante não deve ultrapassar 5 cm abaixo do bocal, conforme item 32.5.3.2.
Como descartar corretamente o lixo orgânico? A maneira mais eficiente e sustentável de reciclar o lixo orgânico é por meio da compostagem, processo que o transforma em adubo. Além disso, é possível transformar os resíduos em húmus, adubo orgânico de alta qualidade, e em pesticida natural.
Não existe justificativa para a troca do coletor de PC (perfurocortante) antes do enchimento, quando este é usado corretamente. por semana ou a cada 15 dias seria uma forma de viabilizar uma coleta adequada e assim, melhor garantir as condições de segurança.
A responsabilidade de montagem, visualização da capacidade de preenchimento e lacramento da caixa de perfuro-cortante, deve ser dos agentes que executam atividades na unidade de origem do resíduo.
Todos os itens perfurocortantes e contaminantes gerados em domicílio devem, idealmente, ser descartados em coletores específicos como os utilizados em serviços de saúde (caixas tipo DESCARTEX, DESCARPACK).
"A empresa responsável é quem recolhe o lixo infectante de lá e encaminha para o destino final.