A data celebra o sacramento de Jesus Cristo. Como retoma à Última Ceia, neste dia, a tradição sugere o consumo de um pedaço de pão (na missa, celebrado pela hóstia) e um pouco de vinho, que representam o corpo e o sangue de Cristo, respectivamente.
Uma das características mais conhecidas envolvendo o período da Páscoa é a "proibição" de comer carne vermelha da Sexta-feira Santa. Quem segue a religião católica adota a tradição por acreditar que o alimento simbolizaria o corpo de Cristo, que derramou seu sangue para salvar a humanidade.
Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
De acordo com a advogada trabalhista Camila Cruz, se a atividade não é de interesse público, não tem exigência técnica específica ou não se enquadra nas atividades autorizadas a trabalhar no feriado, o empregado não é obrigado a trabalhar nessa data, mas deve ganhar mais.
O Corpus Christi foi instituído como uma nova data comemorativa e não adaptada de uma tradição anterior, como acontece com a Páscoa, por exemplo. A festa surgiu por iniciativa do papa Urbano 4º, que instituiu o Corpus Christi oficialmente por meio da bula Transiturus, em 8 de setembro de 1264.
Corpus Christi é uma expressão originária do latim, sua tradução para o português significa "corpo de Cristo". Dentro da teologia católica acredita-se que após serem consagrados, hóstia e vinho, se transformam em essência na carne e sangue de Cristo.
"Corpus Christi" é uma expressão em latim, idioma até hoje em voga nos ritos católicos, que significa "corpo de Cristo". A data também é conhecida como "Corpus Domini" ("corpo do Senhor", em português). A festividade tem o objetivo de celebrar, publicamente, a eucaristia —sacramento católico que relembra a Última Ceia.