O círculo de Mohr, inventado por Christian Otto Mohr, é uma representação gráfica bidimensional da lei de transformação do tensor tensão de Cauchy. ... Também é utilizado para calcular tensões em vários planos ao reduzi-los à componentes verticais e horizontais, apresentando as tensões principais graficamente.
O círculo de Mohr, denominado em homenagem ao seu criador, Christian Otto Mohr, é uma forma gráfica de representar a lei de transformação do tensor tensão de Cauchy. ... É uma ferramenta simples para determinar as tensões normais e tangenciais principais relativas a um determinado plano de tensões.
O Círculo de Mohr é uma forma gráfica de resolver um estado de tensões. Para que seja possível o uso do Círculo de Mohr, é necessário que cada plano seja representado por um ponto em um sistema de coordenadas ( ; ), como mostra a figura 9. Figura 9- Plano representado pelas tensões que nele atuam no sistema .
Aplicativo para desenhar círculos de Mohr no AutoCAD. Versão 1.0
O círculo de Mohr é usado para determinar quais as tensões principais irão produzir esta combinação de tensão cisalhante e normal, e o ângulo do plano no qual isto irá ocorrer. De acordo com o princípio da normalidade a tensão intruduzina na falha será perpendicular à linha descrevendo a condição de fratura.
opostos no círculo. Esta propriedade é geral: a pontos diametralmente opostos no círculo correspondem planos perpendiculares entre si na estrutura, e vice-versa (a justificativa desta afirmação provém do conceito de pólo, a ser introduzido em seguida).
O termo Mohr tem sido usado desde a Idade Média para pessoas com cor de pele escura, por exemplo historicamente relacionadas a Cushite e Moors, mais tarde geralmente estereotipadas. Raramente é usado hoje e, em caso afirmativo, no contexto histórico ou literário ou como parte das designações.
Em engenharia estrutural a teoria é usada para determinar cargas de falha bem como o ângulo de fratura de um deslocamento de fratura em concreto e materiais similares. A hipótese de atrito de Coulomb é usada para determinar a combinação de tensão cisalhante e normal que irá causar a fratura do material.
Excessiva deformação plástica: ocorre para os materiais dúcteis. Fratura: ocorre para os materiais dúcteis e frágeis. ... – Dúctil: Apresenta aspecto com textura fibrosa, desenvolvendo estricção e grandes deformações plásticas.
As tensões geostáticas são aquelas decorrentes do próprio peso próprio do solo e da água presente em seus interstícios. Já as tensões induzidas são causadas por elementos externos, podendo ser sobrecarga de trânsito, fundações, etc.