As algas são autótrofas, isto é, são capazes de realizar fotossíntese e sintetizar moléculas orgânicas (alimento) a partir de substâncias inorgânicas e da energia da luz solar.
As bactérias são seres vivos unicelulares microscópicos procariontes, ou seja, não possui organelas células e nem organização celular muita avançada, assim como não possui núcleo. Já as algas são quase plantas, possuindo cloroplastos e clorofila livre.
Teorias evolutivas mostram que as plantas teriam evoluído a partir das algas verdes unicelulares, organismos fotossintetizantes que começaram a colonizar o ambiente terrestre há, aproximadamente, 1.200 milhões de anos.
As algas desempenham papeis importantes para a manutenção do planeta Terra, produzindo até 90% de todo oxigênio. Espécies como o plânctonalgas ic atuam na captura de carbono (C), já as categorias que vivem em ambiente marinho funcionam como fonte de proteínas e polissacarídeos.
Isso acontece através de um processo chamado fotossíntese. Na fotossíntese, as raízes das plantas absorvem água e sais minerais e as folhas absorvem luz do Sol e gás carbônico, um gás presente no ar. Todos esses componentes são então combinados e geram a glicose, o alimento das plantas.
As bactérias (Reino Monera) são os menores seres vivos e possuem células do tipo procariota – sem membrana nuclear. Os protozoários (Reino Protista) possuem células eucariotas que são células maiores, mais complexas e com carioteca (membrana do núcleo).
As algas diferem das plantas sob vários aspectos. Elas não têm caules nem folhas, e suas raízes são diferentes das raízes das plantas. Além disso, não apresentam flores nem sementes. Assim como as plantas, porém, as algas produzem seu próprio alimento por meio de um processo chamado fotossíntese.
Considerando que os registros fósseis apontam que as primeiras plantas terrestres surgiram há 450 milhões de anos, o processo de evolução das algas levou algumas centenas de milhões de anos e, com a descoberta dos fósseis, tudo indica que a data de início se deu pelo menos 200 milhões de anos antes do que se pensava.
As algas são organismos uni ou pluricelulares que produzem seu próprio alimento através da fotossíntese, processo que utiliza a luz solar para a produção de energia. Além da produção de energia para a sobrevivência das algas, a fotossíntese também libera ao ambiente o oxigênio que respiramos.
A importância ecológica das algas e dos fungos reside no fato de que eles atuam em reações de decomposição de matéria orgânica. Já as algas são importantes aliadas na realização de fotossíntese.