Um conjunto de vetores é dito linearmente independente (freqüentemente indicado por LI) quando nenhum elemento contido nele é gerado por uma combinação linear dos outros (lembrar o conceito de combinação linear apresentado anteriormente). ... Portanto, é combinação linear.
Ao considerarmos apenas dois vetores e , dizer que estes vetores são LD significa que eles são múltiplos um do outro e, portanto, colineares. Veremos mais adiante no curso que a dimensão do espaço gerado por vetores linearmente independentes é exatamente o número de vetores.
Um conjunto é dito linearmente independente se não for possível a existência de um vetor que compõe esta conjunto ser escrito como combinação linear dos demais. É importante reconhecer esta característica em um conjunto, a fim de poder definir bases de espaços e subespaços vetoriais.
Um conjunto de vetores se diz Linearmente Dependente (LD) se houver um vetor neste conjunto que pode ser escrito como combinação linear dos demais. Caso contrário, o conjunto é chamado Linearmente Independente (LI).
➢ Dizemos que dois vetores são paralelos (ou colineares) quando seus representantes tiverem a mesma direção, ou seja, se tiverem representantes sobre uma mesma reta ou sobre retas paralelas.
O vetor nulo é o único que possui intensidade, ou norma, igual a zero. ... Além disso, o vetor nulo não possui um sentido definido. Geometricamente ele é representado no plano apenas por um ponto e não por uma seta, uma vez que não possui um sentido.
Um conjunto unitário cujo único elemento não é o vector nulo, é linearmente independente. Dois vectores de um plano são linearmente dependentes se e só se um for múltiplo do outro (isto é, se são colineares). O conjunto {(1,0,0),(0,1,0),(0,0,1)} é linearmente independente.
Geometricamente, se três vetores em R3 são Linearmente Dependentes, eles estão no mesmo plano, quando colocados na mesma origem.
Se todas as colunas da matriz possuirem posição de pivô, então as colunas são LI (pois daí a única solução do sistema homogêneo é a trivial). No caso de alguma coluna não possuir posição de pivô, o sistema homogêneo possui pelo menos uma variável livre; logo, as colunas de são LD.
se o resultado for igual a zero, o conjunto é LD; se o resultado for diferente de zero, o conjunto é LI. logo, o conjunto de vetores é LI.