Em livre tradução, o termo cruelty-free significa livre de crueldade e se reporta a produtos e empresas que não realizam testes em animais, nem compram ingredientes de fornecedores que utilizam esse tipo de procedimento.
Porém, todo produto vegano deve ser cruelty-free....Confira-os:
Cruelty-free (livre de crueldade, em português), significa que um produto não é testado em animais antes de ser liberado para comercialização. É um termo muito confundido com o vegano, que por sua vez significa que um produto é livre de ingredientes de origem animal em sua formulação.
Ou seja, produtos veganos sempre serão cruelty free, e produtos cruelty free podem ser veganos, mas não necessariamente, já que não existem testes nem ingredientes vindos de origem animal em sua composição.
O movimento Cruelty Free busca abolir todos os tipos de testes ou atividades que tenham a participação de animais em sua realização, a fim de acabar com a tradição do uso de animais em laboratórios.
Então, se liga nessa listinha com alguns dos produtos que não são amigos dos animais e suas alternativas eco-friendly na mesma faixa de preço:
Os produtos que são testados, são geralmente cosméticos de beleza e higiene, mas podem ser também remédios, pomadas, vacinas e até produtos de limpeza doméstica. Os testes em animais são feitos para saber as reações danosas que aquele determinado produto pode causar ao organismo.
Qual é a diferença entre vegano e cruelty free? O cruelty free, que muitas vezes é indicado por um selo com um coelho, aponta marcas que não fazem testes em animais. Para isso, elas também não podem terceirizar os testes ou usar matérias-primas de fornecedores que adotam a prática.
Produtos veganos são aqueles em que não são utilizadas matérias-primas de origem animal, mas isso não significa que não contenham materiais sintéticos. ... Já os produtos naturais, que são mais delicados e livres de conservantes, podem trazer benefícios com o uso contínuo.
Existem duas maneiras de descobrir se um produto foi testado em animais. O primeiro deles é ligando para o telefone gratuito disponibilizado pelas empresas para sanar dúvidas de consumidores a respeito de seus produtos. A maioria delas indica este número na própria embalagem.