Transtornos psicomotores são manifestações dos desequilíbrios da vida psíquica que se refletem na motricidade das pessoas. Por exemplo, uma criança muito inibida pode ter uma movimentação desarmoniosa, desajeitada.
As alterações da psicomotricidade podem ser divididas em: Agitação psicomotora: É uma das alterações mais comuns. Implica a aceleração e exaltação de toda a atividade motora do indivíduo,em geral secundária a taquipsiquismo acentuado. Comumente se associa à hostilidade e à heteroagressividade.
Os Transtornos Psicomotores A criança possui grande necessidade e agitação nos movimentos não conseguindo controle sobre estes; movimentos bruscos e amplos sem relaxamento, observando-se uma instabilidade corporal. Frustram-se com facilidade, são agressivas, explosivas, destrutivas e impulsivas.
A dispraxia é uma condição na qual o cérebro tem dificuldade para planejar e coordenar os movimentos do corpo, levando a criança a não conseguir manter o equilíbrio, a postura e, algumas vezes, até ter dificuldade para falar.
De acordo com o DSM – V (APA, 2014) a disgrafia é um transtorno específico de aprendizagem com prejuízo na expressão escrita, caracterizada por alteração funcional no componente motor do ato de escrever que afeta a qualidade da escrita caligráfica e, presença de caligrafia deficitária no traçado e forma das letras, ...
De acordo com a Associação Brasileira de Psicomotricidade, o conceito está relacionado a uma concepção do movimento interligado com as interações cognitivas, psíquicas, sensoriomotoras e sociais dos indivíduos. ... Assim, psicomotricidade é o estudo do indivíduo tendo o movimento como aspecto centralizador.
Há uma instabilidade na posição estática ou quando se caminha ou corre devido à rigidez. A sincinesia é caracterizada pela ação de músculos que não atuam em determinado movimento, impedindo a realização de atos coordenados e com ritmo devido a sua descontinuidade nos gestos e imprecisão dos movimentos.
A INIBIÇÃO PSICOMOTORA - Além das debilidades psicomotoras, é caracterizada por uma presença constante de ansiedade, alguns sintomas podem ser bem comuns na criança, como: sombrancelhas franzidas, cabeça baixa, problemas de coordenação motora, distúrbio de conduta entre outros.
– Fragilidade psicomotora: esta parte é caracterizada por duas situações peculiares: a paratonia (quando há limitação nas quatro extremidades do corpo ou em apenas duas) e a sincinesia (momento em que acontece a ativação desnecessária de músculos para um determinado movimento).