As olerículas são espécies de plantas, que são conhecidas também como hortaliças e que abrangem as culturas folhosas, raízes, bulbos, tubérculos e alguns frutos como o melão e a melancia.
Basicamente, enquanto a olericultura envolve o plantio de um único tipo de planta comestível (no caso verduras e legumes), a horticultura abrange diversos tipos de cultivo e tem a olericultura dentro dela.
"horticultura" se tenha substituído a "olericultura" quando se refere apenas às hortaliças.
A origem da olericultura remonta às modestas hortas familiares que durante séculos garantiram a subsistência do camponês, tanto pelo consumo direto quanto pela venda ou troca. A horta moderna pode ser doméstica ou destinada a fins comerciais.
Asteráceas
Olericultura é um termo técnico-científico muito preciso, utilizado no meio agrícola, que significa produção de hortaliças (ou cultivo de hortaliças). É um termo derivado do latim: oleris significa hortaliça, e colere significa cultivar.
A característica mais marcante da olericultura é o fato de ser uma atividade agroeconômica altamente intensiva em seus mais variados aspectos, em contraste com outras atividades agrícolas extensivas. Sua exploração econômica exige alto investimento na área trabalhada, em termos físicos e econômicos.
Horticultura
A horticultura é a técnica de cultivo de plantas cultivadas em pomares. O termo vem etimologicamente das palavras latinas hortus e cultura, isto é, "cultivo em pomares".