Na agropecuária, destaca-se como um dos maiores produtores do país, sendo o maior produtor mundial de suco de laranja, açúcar e etanol, e também se posiciona entre os principais produtores de alimentos industriais do mundo, detendo cerca de 35,5% da produção industrial de alimentos nacional.
Estado que Pertence: São Paulo (São Paulo é a capital do estado). Principais Atividades Econômicas: indústria, comércio, serviços e construção civil.
As indústrias que mais se destacam são: automóveis e autopeças, máquinas e equipamentos, produtos da indústria química, aviões e aeropeças, elétricos e eletrônicos e produtos siderúrgicos.
Segundo dados do IBGE, em 2017 seu PIB foi de R$ 699,28 bilhões. Em 2005, aproximadamente 12,26% do PIB brasileiro e 36% de toda produção de bens e serviços do estado de São Paulo foi gerado na metrópole....Composição econômica da cidade de São Paulo.Serviços46,3 %Comércio39,4 %Indústria11,9 %
O Estado de São Paulo possui uma economia diversificada, composta por industrias automobilísticas, têxtil, química, aeronáutica e de informática, além de serviços como financeiro e agropecuário.
Os principais produtos agrícolas cultivados em nosso estado são: café, arroz, amendoim, cana-de-açúcar, milho, frutas, soja, legumes e verduras. O café é ainda o produto mais importado da nossa agricultura. Atualmente, o estado de São Paulo e o maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil.
Foi o café responsável pela introdução da ferrovia no estado de São Paulo, construída para escoar o principal produto de exportação brasileiro. ... O grande impacto na produção e comércio do café se deu com a crise de 1929. Entretanto, o país se recuperou e atualmente ainda é o maior produtor mundial do grão.
(IBGE e Seade). A análise da participação dos setores de atividade econômica na geração de riquezas indica o significativo predomínio dos serviços (77,02%) em relação à indústria (21,43%) e à agropecuária (1,56%).
As 50 maiores empresas da cidade de São Paulo
Outros segmentos importantes são o alimentício, têxtil, eletroeletrônico, mecânica, metalúrgico, siderúrgico, construção civil, autopeças e mineradoras – Minas Gerais apresenta grande riqueza mineral, sendo grande produtor de ouro, zinco, bauxita (segundo maior do Brasil) e minério de ferro (maior produtor nacional).