A batata inglesa, o rabanete e a batata baroa - também conhecida como mandioquinha - são alguns exemplos de tubérculos. Já a batata doce, a cenoura, a beterraba, o aipim e o inhame, apesar de semelhantes aos tubérculos, pertencem ao grupo das raízes.
Ele se caracteriza por ter um caule subterrâneo em formato geralmente arredondado, com gemas, ou olhos, em reentrâncias, que é capaz de armazenar energia em forma de amido e inulina, entre outras substâncias. As raízes do tubérculo apenas fixam o vegetal ao solo, absorvem e conduzem água e nutrientes, sem acumulá-los.
Os tubérculos fazem parte de um grupo de alimentos que possui raízes grossas e subterrâneas, ou seja, nascidas embaixo do solo. Os exemplos mais conhecidos de tubérculos consumidos e muito apreciados no dia a dia são a batata e a beterraba. Na natureza, eles são basicamente o órgão de reserva de água e energia.
- A cenoura, a batata-doce, o nabo, a mandioca e a beterraba são raízes tuberosas. Elas atuam como órgãos especiais de reserva. - Já a batata comum, ou inglesa, é um tubérculo: um caule subterrâneo rico em material nutritivo.
A principal diferença entre tubérculo, raiz tuberosa e bulbo está em qual parte da planta se desenvolve para acumular energia. Enquanto os tubérculos acumulam no caule, como no caso da batata e o inhame, as raízes tuberosas guardam os nutrientes em suas raízes, como a cenoura e a beterraba.
Eles são a parte mais grossa de um caule, se comportam como órgão de reserva de energia e, por isso, são boas fontes de carboidratos. Raízes como a batata, inhame, mandioca, cenoura, beterraba, nabo e rabanete são alguns destes alimentos, que fornecem nutrientes como vitamina A, B, C, cálcio e fósforo.
e a batata inglesa (Solanum tuberosum) são tubérculos (Figura 1A e B). O rizoma é um caule espesso, também rico em reservas, caracterizado por nós e entrenós bem definidos como podemos visualizar no taro (Colocasia esculenta) e no gengibre (Zingiber officinale) (Figura 1C e D) (Souza et al.; 2013).
Por exemplo: o chuchu, a abóbora, a vagem, o pepino, o pimentão, o quiabo e o tomate são popularmente chamados de legumes, mas, na botânica, eles são classificados como frutos.
Raízes e tubérculos são ricos em nutrientes e podem fazer parte de uma dieta saudável
7 tubérculos para ter no cardápio e consumir de forma variada