Talibã (também transliterado Taleban, Taliban ou Talebã, do pachto: طالبان, transl. ṭālibān, "estudantes") é um movimento fundamentalista e nacionalista islâmico que se difundiu no Paquistão e, sobretudo, no Afeganistão, a partir de 1994 e que, efetivamente, governou cerca de três quartos do Afeganistão entre 1996 e ...
No entanto, ainda é um enigma como o Exército afegão, que oficialmente contava 300 mil soldados (incluindo a polícia nacional) e foi treinado e equipado pelos EUA durante todo esse tempo, pode ter se rendido tão rapidamente aos talibãs, com seus cerca de 80 mil combatentes e equipamentos de guerrilha.
O Talibã surgiu na fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão no final da década de 1980 como um grupo armado, período em que o Afeganistão estava sob ocupação soviética (1979-1989), reunindo pashtuns (maioria étnica da população afegã) que resistiam à presença soviética no Afeganistão.
Ásia Afeganistão/Continente
O Talibã controlou o Afeganistão entre 19, quando seguiu uma versão radical do islamismo nos costumes, vetando o consumo de álcool e a livre circulação de mulheres. A rápida ofensiva militar do grupo, que em duas semanas tomou 26 das 34 capitais de províncias, acontece no vácuo da saída das tropas americanas.
Em 1996, o Talibã conseguiu assumir o controle sobre a maior parte do país, tomou Cabul e o Afeganistão foi proclamado um emirado islâmico. Após a expulsão dos soviéticos e diante do caos causado pelos conflitos, a população afegã via com um certo otimismo o controle do grupo na região.
Forças Armadas do BrasilPessoal ativo334 500Pessoal na reserva (2017)DespesasOrçamentoUS$ 29,3 bilhões (2017)
O que está acontecendo no Afeganistão hoje: morte de militares dos Estados Unidos e grupo extremista rival do Talibã
Mohammed Omar Abdul Ghani Baradar Talibã/Fundadores
A potência principal no Afeganistão era Doste Maomé Cã. Entre 18 tinha unido a maioria dos povos afegãos sob o seu domínio. Em 1837, os britânicos tinham-lhe proposto uma aliança por temerem uma invasão Russo-Persa do Afeganistão.