"Os quarks são, até o ponto em que sabemos, as partículas mais fundamentais que formam o núcleo atômico. Toda matéria sólida que a gente conhece é feita de três partículas, que são os quarks up e down, 'u' e 'd', e o elétron. O nêutron é feito de dois quarks do tipo 'd' e um quark do tipo 'u'.
O Quark é um dos dois elementos básicos que formam a matéria e é a única das partículas que interage através de todas as quatro forças fundamentais. É um férmion fundamental que possui uma unidade de carga hadrônica, que aparece em três cores diferentes.
Quarks são constituintes elementares dos prótons e nêutrons, sendo classificados em seis tipos e Atualmente são classificados em seis tipos, através de aceleradores de partículas. ... Assim, acreditava-se que o núcleo era constituído de prótons e elétrons, com excesso de prótons para explicar sua carga positiva.
Até o momento já foram observados seis tipos de quarks, também chamados sabores, que são o quark u (up), o quark d (down), o quark s (strange), o quark c (charm), o quark b (bottom) e o quark t (top), [5].
O bóson de Higgs é uma partícula teorizada em 1960, por Peter Higgs, e descoberta em 2013, no LHC, o grande acelerador de partículas. Os bósons de Higgs são partículas elementares mediadoras do potencial de Higgs, responsável por atribuir massa a outras partículas elementares, como elétrons e quarks. ...
Um nêutron ou neutrão é um bárion eletricamente neutro. Composto por dois quarks down e um quark up, forma o núcleo atômico juntamente com o próton e, uma vez fora deste, é instável e tem uma vida média de cerca de 15 minutos, emitindo um elétron e um antineutrino, convertendo-se em um próton.
Segundo a teoria de Gell-Mann, cada próton e nêutron é construído exatamente de três dessas partículas — dois quarks up e um quark down no caso dos prótons, e um up e dois downs para o nêutron.
Os quarks se unem e se mantêm unidos devido à força nuclear forte, que é a força de interação das partículas fundamentais (quarks e léptons, por exemplo). Eles se atraem e ficam unidos com a ajuda dos Glúons, que servem como "cola" para manter os prótons e nêutrons estáveis.
Recapitulando, há seis léptons (elétron e neutrino do elétron, múon e neutrino do múon, tau e neutrino do tau) e seis quarks (up, down, estranho, charme, bottom e top), cada um tendo a antipartícula correspondente. A Tabela 1 apresenta, a título de exemplo, alguns hádrons (mésons e bárions) e sua estrutura de quarks.
O átomo é uma partícula formada por matéria que não pode ser subdivido. Este componente é constituído por nêutrons, prótons e elétrons e tem como principal característica no estudo da química, ser a menor partícula visível existente na natureza.