Pronomes Pessoais
Pronomes pessoais: subdividem-se em pronomes pessoais do caso reto, pronomes pessoais oblíquos e pronomes pessoais de tratamento; Pronomes possessivos: indicam relação de posse, algo que pertence a uma das pessoas do discurso.
Os pronomes pessoais podem exercer diferentes funções sintáticas de acordo com as relações estabelecidas dentro do enunciado. Não pare agora......Pronomes pessoais e suas funções sintáticas.Pronomes pessoais retosPronomes pessoais oblíquosTuTeTi, contigoEleO, a, lheEle, elaNósNosConoscoVósVosConvosco
De acordo com a Gramática Tradicional, quando o verbo não exigir preposição, usa-se o pronome oblíquo "o" ou "a". Caso exija (enquadrando-se como verbo transitivo indireto), usa-se o pronome oblíquo pessoal "lhe".
Pronome é a classe de palavras que substitui o substantivo (nome). Tem a finalidade de indicar a pessoa do discurso ou situar no tempo e espaço, sem utilizar o seu nome. Pronome substantivo é aquele que desempenha a função de substantivo. ... Os pronomes variam em gênero, número e pessoa.
Atenção!Pessoas VerbaisPronomes UtilizadosExemploPrimeira Pessoaeste, esta, estes, estas, istoIsto não é meu.Segunda Pessoaesse, essa, esses, essas, issoIsso não se faz.Terceira Pessoaaquele, aquela, aqueles, aquelas, aquiloAquilo é muito bonito.
Os pronomes pessoais podem ser divididos em pronomes pessoais do caso reto, pronomes pessoais oblíquos e pronomes pessoais de tratamento.
Eles são I (eu), you (você), he (ele), she (ela), it (ele/ela/isto), we (nós) e they (eles). Eles são usados no lugar dos nomes (substantivos) e como sujeito de uma sentença.
Pronomes são palavras que acompanham os substantivos, podendo substituí-los (direta ou indiretamente), retomá-los ou se referir a eles. Alguns exemplos de tipos de pronome são: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.