Mas o que são indicadores de desempenho ambiental? ... No contexto da gestão organizacional, são métricas que permitem que as empresas monitorem seus processos e avaliem seu desempenho frente às metas pré-estabelecidas.
Exemplos de indicadores de desempenho ambiental O impacto ambiental da atividade de uma empresa pode ser mensurado, por exemplo, por meio de indicadores como geração de resíduos sólidos ou líquidos (toneladas ou m³) e a emissão de gases de efeito estufa por unidade produzida ao longo de determinado período.
Os indicadores de desempenho ambiental visam demonstrar as práticas organizacionais no sentido de minimizar os impactos ao meio ambiente decorrentes de suas atividades.
A série de normas ISO 14000 correspondem a um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) editado pela ISO (International Organization for Standardization). Esta série de normas apresenta diretrizes para Auditorias Ambientais, Avaliação do Desempenho Ambiental, Rotulagem Ambiental e Análise do Ciclo de Vida dos Produtos.
Os indicadores ambientais podem abranger um grande número de áreas de análise (ex.: qualidade do solo; qualidade dos recursos hídricos; a proteção à biodiversidade; as mudanças climáticas locais; os processos de desmatamento, etc.).
Para medir a efetividade da política, Indicadores de Desempenho Ambiental podem ser utilizados com o objetivo de identificar condições e tendências em relação a metas e objetivos pré-estabelecidos dentro da esfera ambiental, bem como antecipar futuras situações e inclinações.
Já os indicadores de desempenho operacional IDO proporcionam informações relacionadas as operações do processo produtivo da empresa com reflexos no seu desempenho ambiental, tais como o consumo de água , energia ou matéria prima.
Indicadores ambientais são estatísticas selecionadas que representam ou resumem alguns aspectos do estado do meio ambiente, dos recursos naturais e de atividades humanas relacionadas.