Os seres heterotróficos (do grego heteros, "outro", e trophos, "alimentador") são aqueles que não são capazes de produzir seu próprio alimento, necessitando de matéria orgânica já previamente produzida.
Autotróficos: Organismos capazes de produzir seu próprio alimento por meio da fotossíntese ou quimiossíntese. Exemplo: plantas. Heterotróficos: Organismos que se alimentam de outros seres vivos. Exemplo: animais.
Todos os animais, protozoários, fungos e algumas bactérias são seres heterotróficos. Esses organismos não são capazes de realizar fotossíntese e, por isso, devem alimentar-se de outros seres.
OS SERES DECOMPOSITORES Existem, no ambiente, certos fungos e bactérias que se alimentam dos restos ou do cadáver dos seres produtores e consumidores. Esses fungos e bactérias realizam a decomposição dos seres mortos e são chamados de decompositores.
Os organismos heterotróficos, ou heterótrofos, por sua vez, não são capazes de produzir seu próprio alimento, dependendo do consumo de material orgânico previamente formado. Entre os exemplos de organismos heterotróficos, podemos citar os animais, fungos e algumas espécies de bactérias e protistas.
São seres heterótrofos os animais, os protozoários, os fungos e a maioria das bactérias. Os seres heterótrofos são incapazes de produzir material orgânico a partir de material inorgânico, diferentemente dos seres autótrofos, que o fazem através de fotossíntese ou quimiossíntese.