As distorções cognitivas são formas distorcidas que as pessoas têm de interpretar determinadas situações do dia-a-dia, com consequências negativas para a sua vida, causando sofrimento desnecessário.
A maioria dos pensamentos e sentimentos negativos que temos podem ser distorções cognitivas. Distorções cognitivas podem ser caracterizadas como maneiras que a nossa mente encontra para convencer-nos que algo nunca está bem. As pessoas utilizam esses pensamentos para reforçar algum acontecimento e emoções negativas.
A Supergeneralização é um erro cognitivo que leva a pessoa a tirar uma conclusão negativa em situações que vão muito além da realidade.
ESTAS DISTORÇÕES geralmente são erros de sensação, percepção e memória, que influenciam na maneira de pensar e agir, tanto negativamente, como positivamente, geralmente trazendo conflitos de relacionamento familiar ou social. ...
As técnicas de terapia cognitivo-comportamental auxiliam o paciente no sentido de entender os elementos geradores de estresse, identificar os sentimentos envolvidos e encontrar alternativas de enfrentamento.
As DISTORÇÕES COGNITIVAS são basicamente maneiras distorcidas de processar uma informação, ou seja, são interpretações enviesadas do que nos acontece, criando diversas consequências negativas.
A distorção pode ser evitada ou minimizada por técnicas que anulam - ou usam construtivamente - os efeitos do ciclo de aquecimento e resfriamento. Tanto o projeto da sequência de soldagem quanto a seqüência de soldagem podem ser usados efetivamente para controlar a distorção.
Pensamentos automáticos: são formas de pensamento que ocorrem em conjunto com o nível do pensar consciente e controlado. São rápidos, avaliativos, e não são resultantes de deliberação ou raciocínio.