Os Eixos Norteadores são definições fundamentais para que um Professor possa ministrar as suas aulas. São o espírito norteador dos seus objetivos educacionais. São a razão filosófica pela qual saímos de casa para ensinar um conhecimento.
com os eixos norteadores do SCFV: Convivência Social, Participação e Direito de Ser. ser incorporados no cotidiano dos usuários atendidos e suas famílias, pois, são elementos que tendem a fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
Quais são os eixos da Educação Infantil e como trabalhá-los?
Em eixos, que devem ser considerados de forma integrada: movimento, identidade e autonomia, conhecimento de mundo, artes visuais, música, linguagem oral e escrita, natureza/sociedade e matemática.
O estudante, no ensino fundamental vai construindo seu conhecimento em Educação Física por meio dos eixos temáticos: esporte, jogos e brincadeiras, ginástica, danças e movimentos expressivos.
São eles: Eixo I – Currículo e Prática de Ensino na Educação Básica, suas Modalidades e Atendimentos Específicos; Eixo II – Gestão Educacional; Eixo III – Grandes Temas da Atualidade.
As ações do SCFV devem ser norteadas pelos eixos: convivência social, direito de ser e participação. A partir destes eixos são realizados os encontros dos grupos, que precisam ser planejados com antecedência e devem ter estreita relação com as atividades do PAIF e PAEFI.
A equipe do SCFV é constituída por um técnico de referência do CRAS com atuação no SCFV, com formação de nível superior - que poderá ser o assistente social ou o psicólogo ou, ainda, outro profissional que integre esta equipe do CRAS, conforme a Resolução CNAS nº 17/2011; e por orientador(es) social(is) ou educador(es) ...
A BNCC determina interações e brincadeiras como os eixos estruturantes na educação infantil. Interagir e brincar caracterizam o cotidiano da infância, proporcionando muitas aprendizagens e potenciais de desenvolvimento integral. ... São eles: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer.
A BNCC na Educação Infantil estabelece seis direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.