Na umbanda, ao invés de Orixá, ele se torna um Egum, ou seja, a "alma de um espírito falecido". Os Eguns correspondem aos indivíduos que pertenceram a classes ou grupos marginalizados da sociedade. Ou seja, são os escravos, indígenas, imigrantes, crianças, mulheres, e malandros.
Egum (do ioruba egun) é um termo das religiões de matriz africana que designa a alma ou espírito de qualquer pessoa falecida, iniciada ou não.
Você sabe o que é "Egum Vivo"? Eu te explico! Dentro das Religiões de Umbanda e Candomblé é muito comum associarem a palavra Egùn com espíritos zombeteiros, sombrios, espíritos perturbados, sendo que esta palavra significa "osso", ou seja, morto, toda e qualquer pessoa desencarnada. ...
O "Contra-Egun" é um traçado de palha da costa trazido ao brasil pelas religiões Afro-descendentes e é geralmente usado nas nações de Candomblé e Umbandomblé. Serve para proteção contra espíritos desencarnados que atuam em baixo astral, desordem, ou em palavras populares: zombetagem.
E só os espíritos especialmente preparados para serem invocados e materializados é que recebem os nomes egum, egungum, Babá Egum ou simplesmente Babá (pai), sendo objetos desse culto todo especial.
=PERSEGUIÇÃO DE EGUN Faça um pacote com as folhas e os galhos da rosa, bote fora. Acenda uma vela quando fizer sete horas que você colocou as pétalas de molho. Após completar as nove horas lave o rosto com a água das flores . Mantenha sempre os olhos abertos.
>LIVRAR-SE DE EGUM Pasar um pombo do mesmo sexo da pessoa doente , na pessoa e solta-lo com vida . Os pacotes são colocados num alguidar e cobertos com outro alguidar emborcado por cima .
Para espantar eguns (espíritos que atormentam os vivos), os umbandistas têm três rituais: descarrego, desobsessão e sacudimento. No primeiro, um pai de santo possuído por um guia (preto velho ou caboclo) faz passes para a pessoa perturbada, em meio a velas, orações e queima de ervas.
Sempre que tivermos utilizando contra egum, estamos impossibilitados de praticarmos sexo e de consumirmos bebidas alcoólicas, pois, que nessa fase, nosso Orixá está diretamente ligado a nós e como sabemos, essas coisas lhes são completamente estranhas.