Os dólmens são monumentos megalíticos tumulares coletivos construídos por humanos (datados desde o fim do V milênio a.C. até ao fim do III milênio a.C., na Europa, e até ao I milênio, no Extremo Oriente).
Os dólmenes caracterizam-se por terem uma câmara de forma poligonal ou circular utilizada como espaço sepulcral. A câmara dolménica era construída com grandes pedras verticais que sustentam uma grande laje horizontal de cobertura. ... A laje horizontal é designada de chapéu, mesa ou tampa.
Esses monumentos de pedras foram denominados "megalíticos" e podem ser classificados de: dólmens, galerias cobertas que possibilitavam o acesso a uma tumba; menires, que são grandes pedras cravadas no chão de forma vertical; e os cromlech, que são menires e dólmens organizados em círculo, sendo o mais famoso o de ...
As antas são mamíferos que vivem em pântanos e em florestas perto de rios. Elas são parentes dos cavalos e dos rinocerontes. Existem três espécies de anta (também chamada de tapir) na América Central e na América do Sul.
A câmara dolménica era construída com grandes pedras verticais que sustentam uma grande laje horizontal de cobertura. As grandes pedras em posição vertical, denominadas esteios ou ortóstatos, são em número variável entre seis e nove. A laje horizontal do dólmen é designada de chapéu, mesa ou tampa.
Os monumentos megalíticos são conjuntos de construções milenares feitas com grandes blocos de pedras que pesam toneladas. ... Começou a ser construído por volta de cinco mil anos c.C. e é o maior conjunto de Menires da Península Ibérica. Este conjunto foi possivelmente utilizado como observatório astronômico.
Alguns sugerem até mesmo que essas construções serviam como uma espécie de amuleto para os povos antigos e outros hipotetizam que elas tinham algum propósito astronômico (ferramentas para a observação dos fenômenos vistos no céu).
Estas pedras (os menires) deram origem às colunas. Mais tarde percebeu-se que, usando três elementos, era possível construir. Assim nasceu o dólmen (Bretão dol = mesa, men = pedra), em forma de mesa, ou o trilito (três pedras), formado por duas colunas que apoiavam uma arquitrave.