Segundo o site Infopédia (Dicionários da Porto Editora), dêitico é o "elemento linguístico que não tem sentido por si só, pelo que a sua função é fazer referência, num enunciado, à situação, ao momento de enunciação ou aos interlocutores".
A dêixis (ou díxis) designa o conjunto de palavras ou expressões (expressões dêiticas) que têm como função "apontar" para o contexto situacional (exófora) de uma dada interação.
Significado de Dêixis substantivo feminino [Linguística] Função indicativa própria de certas unidades linguísticas. Os demonstrativos (este, esse, aquele) são signos dêiticos porque não significam, apenas indicam, mostram.
Dêixis em linguística refere-se a palavras e frases, como "eu" ou "aqui", que não podem ser totalmente compreendidas sem informações contextuais - nesse caso, a identidade do falante ("eu") e a localização do mesmo ("aqui").
Anafórico – (ESSE, AQUELE, QUE) faz referência a um termo anterior. Dêitico – (exofórica) se refere a algo fora do texto. ... Responsável por localizar algo no tempo ou no espaço.
Na libras, as apontações usadas no sintagma nominal junto com um nome com referência não presente é dêitica, pois esses sinais localizam o sinalizante fora da localização do referente. Além disso, há uma relação de co-referência com o nome que nomeia a localização apontada; portanto, também é anafórica.
Tipos de elementos dêiticos
Epanafórica - repetição de uma palavra no início de cada verso ou frase.
Os dêiticos espaciais não funcionam exclusivamente como locativos no ambiente físico da conversação, o sentido considerado como o mais prototípico de sua categoria.
Anafórico, genericamente, pode ser definido como uma palavra ou expressão que serve para retomar um termo já expresso no texto, ou também para antecipar termos que virão depois. advérbios e expressões adverbiais: então, dessa feita, acima, atrás. Lu e Nata, apesar de serem gêmeas, são muito diferentes.