Os crustáceos constituem um grupo de artrópodes que possui como característica mais marcante a presença de dois pares de antenas na região da cabeça. Os artrópodes constituem um grupo de animais que apresenta corpo segmentado, apêndices articulados, celoma, simetria bilateral e sistema digestório completo.
Crustáceos: Possuem exoesqueleto e apêndices articulados. Principais representantes: Lagosta, camarão, siri e caranguejo. Moluscos: São animais de corpo mole. A maioria possui uma concha com a finalidade de proteção para o corpo.
Moluscos e Crustáceos são animais invertebrados. Sendo que os moluscos são animais de corpo mole, que podem produzir conchas, geralmente são aquáticos. já os crustáceos, também geralmente aquáticos, sendo que possuem exosqueleto (uma especie que esqueleto externo).
Quais os tipos de moluscos?
Na gastronomia, porém, o marisco é conhecido como um fruto do mar, invertebrado e comestível. Aqui se incluem os crustáceos (lagostas, lagostins, camarões, caranguejos, etc.), moluscos (mexilhão, ostra, lula, polvo, amêijoas, entre outros.) e até outros animais marinhos como o ouriço do mar.
Marisco é um termo amplo usado para crustáceos e moluscos com exoesqueletos ou conchas calcárias. Os crustáceos incluem caranguejos, camarões, camarões, lagostins e lagostas, enquanto os crustáceos incluem mexilhões, ostras, berbigões, vieiras, amêijoas, etc.
Os crustáceos (lat. crusta, carapaça dura) são animais invertebrados artropódes. Entre eles estão alguns dos animais mais comuns que conhecemos, como siris, caranguejos , tatuzinhos-de-jardim, lagostas, cracas e camarões.
De uma maneira geral, os moluscos são classificados em sete classes, entretanto, por questões didáticas, costumamos estudar apenas três grupos: os gastrópodes, bivalves e cefalópodes. Gastrópodes (Gastropoda): Constitui a maior classe de moluscos e inclui representantes como os caracóis, caramujos e lesmas.