Biopolímeros são uma alternativa sustentável ao uso de polímeros convencionais. Os biopolímeros, também chamados de polímeros biodegradáveis, são compostos químicos produzidos a partir da ação de seres vivos ou de matérias primas de fontes de energia renováveis, como cana-de-açúcar, milho e fécula de mandioca.
Uma grande vantagem do uso dos biopolímeros é sua degradação no ambiente. ... A relação custo-benefício dos biopolímeros é bem melhor que os polímeros do petróleo, pois materiais de fontes naturais renováveis costumam ser mais baratos, além de prejudicar menos o ambiente.
Entre esses biopolímeros, estão os polissacarídeos, que apresentam como unidade monomérica os monossacarídeos, os peptídeos formados por aminoácidos e, o DNA e RNA formados por nucleotídeos. ... Podem ser sintetizados por processo convencional ou por via enzimática.
Os biopolímeros de PEF são ideais para embalagens de refrigerantes, água, bebidas alcoólicas, sucos de frutas, alimentos e produtos não alimentícios. No entanto, existe uma ampla gama de outras aplicações, como fibras e outros polímeros como a poliamida e o poliéster.
O polímero biodegradável é uma solução encontrada para diminuir os impactos que os compostos comuns podem causar no meio ambiente. Para obter esse resultado, a produção é feita a partir de matérias-primas de fontes renováveis, estruturas do DNA e produtos usados na fabricação de embalagens plásticas.
Polímeros são moléculas grandes (macromoléculas) compostas pela união de várias moléculas pequenas, denominadas de monômeros. Os monômeros são moléculas de pouca massa, formadas por meio de reações de adição ou condensação, chamada de reações de polimerização. Juntas compõem uma grande cadeia de polímeros.
O bioplástico biodegradável é a solução esperada para nos deixar menos expostos às toxinas do plástico convencional e para consumirmos menos petróleo.
De acordo com a Sociedade Nacional de Agricultura (2012) os principais biopolímeros produzidos no Brasil são: Polímero de amido (produzido com matérias- primas como o milho, a mandioca, a batata ou o trigo), Polilactatos (produzido a partir do ácido láctico feito por bactérias), Polihidroxialcanoato (produzido por ...
Biopolímeros são polímeros produzidos por seres vivos. Celulose, amido, quitina, proteínas, péptidos, ADN e ARN são exemplos de biopolímeros, nos quais as unidades monoméricas são, respectivamente, açúcares, aminoácidos e nucleotídeos.
Os mais importantes são a celulose e a quitina.