Os anéis que observamos em Saturno são formados por bilhões de fragmentos de gelo e rochas espaciais que variam de tamanho. Alguns são semelhantes a grãos de areia. ... Existe um conjunto de 7 anéis principais, com espaço entre eles, em volta do planeta. Cada um orbita com uma velocidade diferente.
O planeta tem 4,5 bilhões de anos, enquanto os anéis surgiram há menos de 100 milhões de anos. ... Os anéis devem ter se formado a partir da colisão de luas congeladas na órbita do planeta, além de eventuais choques contra asteroides e cometas.
Apesar da aproximação máxima, não será possível ver a olho nu os anéis, luas e detalhes do planeta. Por mais que estejam próximos, essa distância está em torno de 1,34 bilhões de quilômetros, o que continua sendo muito distante. Em média, a longitude entre a Terra e Saturno é de 1,5 bilhões de quilômetros.
Os anéis de Saturno são formados por uma miríade de cristais de gelo e rocha e por isso brilham muito mais que os anéis de Júpiter, Urano ou Netuno.
Os anéis de Saturno são compostos de gelo d'água. O tamanho das partículas vai de alguns mícrons até pedaços do tamanho de um caminhão. A largura do sistema anelar é de 60.000km e a sua espesssura pode ser de não mais de 100 m.
O segundo maior planeta do Sistema Solar e o segundo maior "dono" de luas: Saturno e seus 62 satélites naturais não são fáceis de desvendar, mas algumas sondas e naves espaciais já nos trouxeram muitas respostas sobre o planeta gasoso.
Há quatro bilhões de anos, quando nosso Sistema Solar ainda não tinha a configuração que possui hoje, uma forte chuva de meteoros e invasão de planetas aconteceu por aqui. O período, denominado de Bombardeio Intenso Tardio, foi um dos principais responsáveis pela criação dos anéis de Saturno.
Como surgiram os anéis de Saturno? Os anéis de Saturno surgiram de restos de luas geladas que se desintegraram ou se despedaçaram. ... O sistema Solar é formado pela nossa estrela Sol, por planetas, satélites, asteróides e cometas e diversos pequenos pedaços de rocha e poeira que giram em torno do Sol.
Telescópio Refletor Telescópio Refletor de 60 milímetros Apontando a objetiva para Saturno já é possível ver Titã, seu principal satélite, embora o planeta apareça bem pequeno e se assemelhe a uma micro miniatura.