A relação topológica de separação se refere às distinções dos objetos no espaço e está diretamente ligada às relações de vizinhança, porque dois objetos muitos próximos podem estar interpenetrados e confundidos como um único elemento. Nesse caso, é a noção de separação que permitirá essa dissociação.
As relações espaciais topológicas elementares são as relações espaciais que se estabelecem no espaço próximo, usando referenciais elementares como: dentro, fora, ao lado, na frente, perto, longe, etc.
São relações que se estabelecem no espaço próximo da criança e que começam a ser desenvolvidas desde o nascimento, tais como: dentro, fora, em cima, embaixo, frente, atrás, perto, longe, a ideia de vizinhança, de separação, de continuidade, de ordem e de envolvimento.
As relações que conduzem a criança à construção da noção de espaço são denominadas relações topológicas, projetivas e euclidianas. ... As relações que permitem a coordenação dos objetos entre si num dado ponto de vista são as projetivas.
As noções topológicas são noções sobre separação, ordem, sucessão, fechamento e continuidade, entre outras. Elas são muito importantes, pois delas derivam as noções projetivas e euclidianas, essenciais para a interpretação de mapas.
As relações projetivas são aquelas que variam conforme o ponto de vista do observador ou das referências adotadas, ou seja, a perspectiva.
São associações utilizadas para relatar as diferentes conexões entre os elementos do mundo real. De uma forma mais simples, as relações espaciais podem ser definidas como uma forma de interação e percepção dos indivíduos com o mundo.
Os conceitos de "frente e trás" , "** em cima e embaixo" , "dentro e fora" e "entre objetos"**, podem ser trabalhados a partir do espaço da sala de aula, que deve ser preparado, com antecedência, pelo professor, organizando diversos objetos em posições que favoreçam a compreensão do conceito.
Sugestões de Trabalho Disponha alguns objetos em cima da mesa e outros embaixo das cadeiras, por exemplo. Neste momento, converse com as crianças e exemplifique as noções de "em cima" e "embaixo". Pergunte para elas qual objeto está em cima da mesa e qual está embaixo da cadeira. Deixe que as crianças se expressem.
Funciona assim: primeiro você pega copos descartáveis ou algum tipo de sucata que tenha em grande quantidade e possa ser espalhada pelo chão. Uma vez que os obstáculos estiver montado, a criança vai se posicionar em um lado do circuito enquanto ao adulto fica do outro lado.