A escassez existe porque as necessidades humanas a serem satisfeitas através de bens (alimentos, roupas, etc.) e serviços (transporte, assistência médica) são ilimitadas, ao passo que os recursos produtivos (máquinas, equipamentos, terras agricultáveis, matérias-primas, etc.) ... Por exemplo, os alimentos e o vestuário.
Em qualquer sociedade, os recursos produtivos ou fatores de produção (mão de obra, terra, matérias-primas, dentre outros) são limitados. Por outro lado, as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam por força do próprio crescimento populacional e do contínuo desejo de elevação do padrão de vida.
Em economia, escassez significa dizer que não há quantidade suficiente de um recurso para atender a todas as pessoas que o desejam ou o demandam, se ele não for cobrado (tiver preço zero). ... São produtos que não precisam ser cobrados, porque estão disponíveis em quantidade suficiente para atender à demanda de todos.
Escassez é o problema econômico fundamental de se ter desejos humanos praticamente infinitos em um mundo de recursos limitados. ... Uma concepção errônea sobre a escassez é que um item tem de ser importante para ser considerado escasso.
Nordhaus, Economia (ou Ciência Econômica) pode ser definida como a ciência que estuda a forma como a sociedade emprega recursos escassos para produzir bens e serviços que são destinados a atender as necessidades de consumo.