O stress oxidativo é uma condição biológica em que ocorre desequilíbrio entre a produção de espécies reactivas de oxigénio (EROs) e a sua remoção através de sistemas (enzimáticos ou não enzimáticos) que as removam ou reparem os danos por elas causados.
A respiração celular envolve muitas reações nas quais elétrons são passados de uma molécula a outra. ... Você deve ter aprendido em química que uma reação redox é quando uma molécula perde elétrons e é oxidada, enquanto uma outra molécula ganha elétrons (aqueles perdidos pela primeira molécula) e é reduzida.
Quando funcionam corretamente, os radicais livres podem ajudar a combater patógenos, prevenindo infecções. Porém, quando há mais radicais livres do que os antioxidantes necessários ao equilíbrio, os radicais livres podem começar a causar danos ao tecido adiposo, ao DNA e às proteínas do corpo.
Os elétrons livres presentes na molécula de oxigênio dão origem aos chamados radicais livres, estes, quando produzidos em excesso, são prejudiciais ao nosso organismo. O estresse oxidativo causa envelhecimento precoce (em virtude da morte das células), certos tipos de câncer, mal de Parkinson, entre outras doenças.
Quais são os sintomas de estresse oxidativo?
O estresse oxidativo é o estado que o nosso corpo fica quando os níveis de antioxidantes não são altos o suficiente para compensar os efeitos nocivos dos radicais livres. O stress oxidativo tem sido associado a mais de 200 doenças diferentes.
Na respiração celular, a obtenção de energia ocorre com a oxidação de uma molécula orgânica, geralmente a glicose, liberando energia. Parte dessa energia é armazenada na forma de moléculas de ATP (adenosina trifosfato), e parte é liberada na forma de calor.
A oxidação e a redução são fenômenos que ocorrem simultaneamente em reações em que há transferência de elétrons entre os átomos. Esses fenômenos também são chamados de oxirredução, oxidorredução ou redox. A oxidação ocorre quando o elemento perde elétrons e o seu número de oxidação (Nox) aumenta.
Alimentos ricos em antioxidantes podem ser resumidos em uma palavra: plantas. As plantas têm antioxidantes para se proteger do estresse oxidativo, uma vantagem que você também pode desfrutar comendo uma dieta baseada em vegetais, cheia de frutas, legumes, ervas, nozes e grãos integrais.